AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
plásticos autismo

Plásticos comuns afectam crianças com autismo e hiperatividade

Bruno Fonseca por Bruno Fonseca
6 de Junho, 2025
em Especiais
0
Resumir com o ChatGPTPartilhar no Facebook

O número de diagnósticos de perturbações do espectro do autismo (PEA) e transtorno de défice de atenção e hiperatividade (TDAH) tem vindo a aumentar nas últimas décadas. À medida que a investigação avança, surgem novas pistas sobre os factores ambientais e genéticos envolvidos nestas condições. Uma delas pode estar mais próxima do nosso dia a dia do que imaginamos: o contacto com plásticos. De facto, os plásticos comuns afetam crianças com autismo e hiperatividade.

Plásticos comuns afectam crianças com autismo e hiperatividade

Um estudo revelou que crianças com autismo ou TDAH eliminam com menos eficiência o composto plástico bisfenol A (BPA), em comparação com crianças neurotípicas. O BPA é um aditivo comum em muitos plásticos e também pode ser encontrado no revestimento interior de latas de alimentos e bebidas.

Este composto já foi anteriormente associado a problemas hormonais, como infertilidade e cancro da mama, por atuar como disruptor endócrino. Agora, a investigação levanta preocupações adicionais sobre o seu impacto no neurodesenvolvimento infantil.

agora é muito mais fácil descobrir se uma criança é autista!

O que mostra o estudo?

Cientistas das universidades norte-americanas Rowan e Rutgers analisaram três grupos de crianças: 66 com autismo, 46 com TDAH e 37 crianças neurotípicas (grupo de controlo). O foco foi no processo de glucuronidação, um mecanismo natural do organismo que permite eliminar toxinas através da urina.

Os resultados mostraram que as crianças com PEA ou TDAH apresentavam maiores dificuldades em eliminar o BPA e outro composto semelhante chamado DEHP (di-etil-hexil ftalato). Isto significa que estes compostos permanecem mais tempo no organismo, potencialmente expondo os tecidos a efeitos tóxicos por mais tempo.

Embora os dois compostos tenham mostrado diferenças na eliminação, apenas o BPA apresentou diferenças estatisticamente significativas. A capacidade de eliminação era 11% inferior em crianças com autismo e 17% inferior nas que tinham TDAH, quando comparadas com o grupo de controlo.

esta tecnologia vai livrar a nossa água dos microplásticos!

Porque é que isto acontece?

Os investigadores sugerem que mutações genéticas em certas crianças poderão afetar a capacidade de eliminar estas substâncias. Isto pode ter impacto no desenvolvimento e funcionamento dos neurónios.

Ainda assim, é importante referir que nem todas as crianças com estas perturbações apresentaram dificuldade em eliminar BPA. Ou seja, na prática indica que existem vários fatores em jogo, tanto genéticos como ambientais. Este estudo não prova que o BPA cause autismo ou TDAH, mas aponta para uma possível interação entre predisposição genética e exposição ambiental.

Um alerta para a sociedade

Segundo os autores do estudo, publicado na revista científica PLOS ONE, já existe bastante evidência epidemiológica a relacionar poluentes ambientais com distúrbios do neurodesenvolvimento. Apesar disso, ainda não se sabe em que medida esses poluentes contribuem para o total de casos. No entanto o facto de terem sido detetados numa amostra relativamente pequena indica que o impacto pode ser significativo.

Este estudo reforça a importância de avaliar com mais atenção o papel dos plásticos e dos seus aditivos no desenvolvimento infantil, especialmente em grupos vulneráveis. Reduzir o contacto com materiais plásticos e optar por alternativas seguras poderá ser um passo preventivo importante. Principalmente durante a gravidez e os primeiros anos de vida.

SummarizePartilhar234
Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Artigos relacionados

Senha segura sendo alterada em laptop com ícone de cadeado e atualização.

Mudar passwords com frequência é seguro?

por Ana Oliveira
14 de Fevereiro, 2026

Mudar passwords com frequência é seguro? Depende. Vê quando faz sentido, quando piora a tua segurança e o que deves fazer em vez disso.

Portugal: nova lei das redes sociais pode proibir os jogos online?

Portugal: nova lei das redes sociais pode proibir os jogos online?

por Bruno Fonseca
14 de Fevereiro, 2026

O impacto escondido da verificação de idade e o risco de um bloqueio geográfico nacional

Procurado por espiões no telemóvel com símbolo de hacker e lupa.

O teu telemóvel tem um espião? Os sinais e os testes que podes fazer

por Ana Oliveira
14 de Fevereiro, 2026

Como saber se o telemóvel tem espião: sinais de spyware, testes em Android e iPhone e passos práticos para remover e voltar a ficar seguro.

Antena de internet 5G com bandeira de Portugal e ponte do Rio Tejo ao fundo.

DIGI Portugal vs DIGI Espanha: o que muda mesmo (e porque interessa)

por Bruno Fonseca
13 de Fevereiro, 2026

À primeira vista parece simples: é a mesma marca, logo os serviços deviam ser parecidos. Mas a verdade é que a DIGI em Portugal e a DIGI em...

Artigo Seguinte
gastar menos combustível carro

10 dicas infalíveis para gastar menos combustível com o carro

Deixar comentário
cropped-logoleak-1.png

A Leak.pt traz-te as últimas notícias de tecnologia, truques e dicas. Lê as noticias sobre tecnologia atual agora mesmo!

Siga-nos

Últimas notícias

inteligência artificial não representa um perigo para os humanos!

Se não consegues dizer que é IA, isso interessa?

14 de Fevereiro, 2026
Botões falsos no carro? Vê como os transformar em algo incrível

Botões falsos no carro? Vê como os transformar em algo incrível

14 de Fevereiro, 2026

Registe-se na Newsletter

  • Quem somos
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos e Condições
  • Contactos

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Contactos
  • Declaração de privacidade (UE)
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Mais recentes
  • Notícias de Tecnologia – Leaks de Tecnologia de Última Hora | Leak.pt
  • Notícias de Tecnologia de Última Hora
  • Política de Cookies (UE)
  • Política de Privacidade
  • Quem somos
  • Termos e Condições

Leak@2026 - Todos os direitos reservados