Placas Gráficas RTX 40 e RX 7000 vão ter preços decentes!

Preços das placas Gráficas RTX 40 e RX 7000 – Como deve saber, depois de quase 2 anos de loucura no mundo do hardware para PC, com preços absolutamente assustadores… As coisas estão finalmente a normalizar.

Mas como também já disse várias vezes, ver placas gráficas com quase dois anos de mercado, a chegar ao seu preço supostamente normal, de lançamento, não é de todo uma grande novidade, ou algo extremamente positivo. Especialmente quando nesta altura do campeonato, já se olha para aquilo que a NVIDIA e AMD têm para oferecer na próxima geração.

- Advertisement -

Pois bem, isto levanta uma questão muito pertinente… A nova geração de placas gráficas vai chegar a que preço? O pesadelo vai continuar?

rtx, nvidia

Portanto, como já deve ter percebido, as atuais RTX 30 e Radeon RX 6000 estão (finalmente) muito próximas do seu preço de lançamento (2~5% acima do preço de referência).

Aliás, até já temos vários modelos a ir abaixo do PVP, em campanhas pontuais, sejam estas de lojas, ou de fabricantes como é o caso da ASUS ou da MSI.

Mas o que significa isto para a nova geração?

RTX 30, NVIDIA

É óbvio que, nesta altura de transição, a procura por placas gráficas está em níveis mínimos. Mas como também é óbvio, isto vai mudar quando as novas ofertas chegarem ao mercado. Especialmente se o aumento de performance for o que anda a ser noticiado!

Por isso, numa altura em que a crise de produção ainda continua a fazer das suas, temos custos de transporte e distribuição significativamente mais altos graças ao aumento dos preços dos combustíveis, e a inflação já chegou aos 8% em Portugal… Levanta-se a questão? Como vão ser os preços? Pois bem, segundo alguns ‘leaks’, é provável que a nova geração de placas gráficas seja realmente um pouco mais cara, mas nada como aquilo que temos visto desde o fatídico ano de 2020.

Afinal, no caso da AMD, até já tivemos indícios de que vamos ter um aumento de mais ou menos 15~20%, em toda a gama. Mas, no lançamento das Radeon RX 6×50, que eu levo como um teste ao mercado atual, e à vontade dos consumidores, isto não aconteceu. Existiu um aumento relativamente às placas Radeon RX 6000 originais, mas longe dos 20% mencionados por Moore’s Law is Dead para a nova geração.

Curiosamente, o mesmo aconteceu com a NVIDIA, que no lançamento da RTX 3070 Ti, apenas aumentou o preço de referência em mais ou menos 100$, relativamente à ‘velha’ RTX 3070. Mas lá está, verdade seja dita, na altura, isto teria sempre 0 influência no preço em loja, tal era a procura e fraco stock da NVIDIA.

Mas talvez mais importante que tudo isto, um dos maiores fatores para o aumento dos preços nos últimos anos… Não deverá existir na nova geração!

Muito resumidamente, como o mundo do mining está agora a passar por um mau bocado, muito devido ao crash na valorização das principais moedas, e claro, continua a sofrer com o crescente preço da energia em quase todas as regiões do globo. A lucratividade de várias operações caiu por terra! Aliás, com a queda dos preços e da procura, até os scalpers estão agora a fazer contas a prejuízos avultados. (Basta ir dar uma voltinha às plataformas de revenda de hardware, como é o caso do OLX, para ver muitas e boas placas gráficas a serem ‘despachadas’.)

Além de tudo isto, é ainda esperada a chegada da atualização 2.0 do Algoritmo de mining Ethereum. O que por sua vez poderá matar definitivamente (ou pelo menos temporariamente) o mining via placas gráficas.

Assim, de forma muito resumida, é esperado que as placas gráficas RTX 40 e RX 7000 cheguem um pouco mais caras. Mas, felizmente, deverão manter-se dentro dos preços de referência apontados pela NVIDIA e AMD.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.