Placas Gráficas: Más notícias! Nova geração poderosa… Mas cara!

Pensava que as atuais placas gráficas (RTX 30 – Ampere, RX 6000 – RDNA 2) já eram caras, poderosas, e já obrigavam à utilização de uma fonte de alimentação “como deve de ser”? Ahahah, ainda não viu nada!

Afinal de contas, segundo os últimos ‘leaks’, as novas arquiteturas da NVIDIA (Ada Lovelace) e AMD (RDNA 3) vão ser 2x/3x mais poderosas relativamente às atuais arquiteturas já no mercado. O que claro está, vai resultar num aumento do consumo de energia elétrica. Além disto, vão ser tudo menos baratas! Aliás, no caso da AMD, vamos ter as primeiras placas gráficas baseadas num design MCM (multi-chip module), por isso, o melhor é mesmo preparar a sua carteira para o que aí vem.

Placas Gráficas: Nova geração vai ser poderosa, cara, e vai gastar luz à sorte.

Portanto, os muito conhecidos e quase sempre fiáveis kopite7kimi e Greymon55 já vieram a público partilhar algumas informações acerca das novas placas gráficas, concordando numa coisa… Vai ser uma geração sedenta de energia elétrica! Especialmente se considerarmos os modelos mais apetrechados, ou seja, as RTX 4090 e RX 7900 XT.

Porquê? Bem, tanto a AMD como a NVIDIA vão aumentar massivamente o número de núcleos de processamento, ao mesmo tempo que utilizam a super rápida, cara, quente e sedenta de Watts memória GDDR6X.

É por isso que ambas as placas gráficas topo de gama devem chegar ao mercado com um TGP à volta dos 500W. Isto são más notícias!

Afinal de contas, estamos agora a seguir uma tendência inversa ao que seria o caminho mais indicado. Ou seja, estamos a preferir poder computacional puro e duro, em vez de apostar na eficiência energética.

Além deste caminho, em termos de custos, não podemos apenas olhar para o consumo das placas em si, e do seu preço em loja. Temos de ter em conta que para montar um “bicho” destes no seu PC, vai ter de apostar numa fonte de alimentação de gama alta, numa caixa com um bom airflow, etc… E claro, pagar a conta da luz ao fim do mês.

Isto é preocupante!

Claro que ainda estamos muito longe do lançamento destas placas, e toda esta informação é baseada em ‘leaks’. São leaks fidedignos, mas não passam disto… Informação que pode mudar nos próximos meses.

Ainda assim, se olharmos para o passado recente, é fácil notar o escalar da situação.

Afinal, a GTX 1080 tinha um TDP de 180W, a RTX 2080 já aumentou este número para os 215W, e hoje em dia, temos a RTX 3080 nos 320W. Curiosamente, a NVIDIA até tem parceiras capazes de elevar ainda mais este número, visto que a RTX 3080 FTW3 da EVGA chega a consumir quase 400W.

Isto está a criar uma divisão entre o mundo dos PCs desktop e PCs portáteis. Visto que até as placas mais poderosas no mundo mobile estão limitadas a um máximo de 150W. E este limite até um exagero, visto que apenas os modelos mais robustos, e com mais refrigeração, são capazes de chegar a este nível.

Em suma, esta escalada no consumo não vai ser grande problema para os entusiastas… Mas para os gamers com menos dinheiro, que tentam sempre aproveitar as suas fontes de 500W ou 600W, vai começar a trazer algumas dificuldades. Especialmente se a tendência começar a ter impacto nas gamas médias e baixas.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Microsoft confirmou. TPM 2.0 é obrigatório! Até nas máquinas virtuais

O Windows 11 está mesmo prestes a chegar ao mercado, visto que a sua data de lançamento já foi antecipada do 11.11 para o...

AMD vai ter placas muito mais rápidas (mas mais caras) em 2022!

Esta não é a primeira vez que vemos alguns rumores a falar acerca da nova geração de placas gráficas AMD Radeon, mas uma coisa...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!