Esqueça! O Dark Mode afinal não poupa a bateria do smartphone!

O Dark Mode está na moda e é útil por vários motivos. Por exemplo, à noite quando estamos na cama a mexer no smartphone escusamos de estar a iluminar todo o quarto e a incomodar quem lá está. No entanto, um dos maiores pontos de venda do modo escuro (Dark Mode) é a poupança de bateria, sobretudo em ecrãs OLED. No entanto, parece que afinal não é bem assim. Seja como for as pessoas continuam a aderir cada vez mais a este modo que chegou com o Android 10.

Esqueça! O Dark Mode afinal não poupa a bateria do smartphone!

A questão da poupança da bateria em ecrãs OLED tem lógica. Ora com o Dark Mode não é necessário ativar todos os pixéis e isto logicamente iria garantir um menor impacto na bateria. No entanto e de acordo com um estudo da Universidade Americana de Purdue esta conclusão é precipitada ou, no mínimo, exagerada.

Eles conduziram um estudo que revela que o modo escuro só contribui para maior autonomia numa ocasião. Se anteriormente utilizávamos o brilho a 100% num ecrã OLED e agora passamos a usar o modo escuro. A questão é que normalmente utilizamos os smartphones com níveis de brilho de 30 a 50%. Nesse caso apenas ganhamos uma autonomia entre os 3 ou 9% de passarmos para o dark mode. Ou seja, nem vamos dar pela diferença.

Imagem: AndroidPolice

Então era tudo uma jogada de marketing?

Mais ou menos. Foi uma questão mais ou menos extrapolada. É verdade que alguma coisa deve fazer. No entanto não é tanto como se esperava. Seja como for levou várias pessoas a adotarem o modo escuro e isto tornou-se numa grande tendência para todos os fabricantes. A maioria das aplicações já disponibiliza um dark mode e as pessoas aderem em massa.

Utilizar ou não utilizar?

É tudo uma questão de gosto. Se gostam do Dark Mode então devem continuar a utilizar. Mesmo que seja pouco significativo nos ecrãs OLED alguma coisa há de poupar.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11: como deixar os jogos mais rápidos agora mesmo!

O Windows 11 está mesmo quase a chegar. De facto, é já no dia 5 de Outubro que vamos poder deitar a mão ao...

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!