O mundo das placas gráficas é obviamente dominado pela NVIDIA, com a AMD numa distante segunda posição. Porém, é agora preciso ter em conta que este mercado não conta com apenas 2 grandes marcas, temos uma terceira, que apesar de não ter ainda grande nome no lado das placas gráficas, tem um nome extremamente reconhecido na indústria. Estamos a falar da Intel.
Qual foi o impacto da Intel até agora? Bem, foi muito pequeno, e já tende para zero.
Placas Gráficas: Intel tem 0% de quota de mercado
Portanto, segundo o mais recente estudo de mercado da JPR, a NVIDIA, apesar de estar envolvida num mercado que está em queda, conseguiu enviar mais produto para as prateleiras, e por isso subiu para uns incrÃveis 88% de quota de mercado. A AMD fica pelo 12%, enquanto a Intel baixou para uns desapontantes 0%.
Algo que faz todo o sentido, visto que a NVIDIA está a passar pela sua melhor temporada de sempre, ao dominar todos os mercados onde se envolve. Seja gaming, AI, Centros de dados, tudo está a correr bem para a NVIDIA. Aliás, já é a segunda empresa mais valiosa do planeta, com uma avaliação a ultrapassar o 3 “triliões”.
Assim, no outro lado da moeda temos a AMD e Intel, a primeira a cair um pouco neste último trimestre, isto enquanto a Intel chega agora a uma quota de mercado de 0%, depois de ter caÃdo para o 1% no trimestre passado. O que é “mais ou menos” normal, visto que a Intel lançou as suas placas em 2022, que nunca foram competitivas, e talvez mais importante que isso, nunca tiveram um preço apelativo associado. A Intel deve lançar novas ofertas ainda em 2024.
Aliás, toda a atual geração de placas gráficas está a chegar ao fim! Sendo esperado que a AMD, NVIDIA e Intel anunciem coisinhas novas ainda em 2024.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!