Provavelmente nunca pensaria nisto, eu pelo menos sei que nunca considerei tal possibilidade… Mas a verdade é que a NVIDIA e Intel se sentaram à mesa para discutir a passagem de uma parte de produção das placas gráficas GeForce RTX para as linhas da gigante azul dos microprocessadores. (e não só!)
Isto faz sentido? Vamos tentar perceber o que se está a passar no mercado.
Placas gráficas – Existe um acordo ‘secreto’ entre a NVIDIA e a Intel!
Portanto, segundo o reputado canal de YouTube ‘Moore’s Law is Dead’, o CEO da NVIDIA (Jensen Huang) ligou ao recentemente apontado CEO da Intel (Pat Gelsinger), de forma a discutir se seria ou não possível passar parte da produção da NVIDIA para as linhas da Intel, num fortalecimento da relação entre as duas empresas.
Porquê? Estamos a falar de uma união de forças, para não deixar que a AMD se alie com a TSMC, ou que a Apple se alie com a TSMC, o que poderá resultar num domínio de mercado nunca antes visto.
Ou seja, é preciso meter um travão no crescimento da TSMC! Por isso, as duas gigantes estão a pensar em fazer uma parceria.
Entretanto, é mais do que óbvio que a TSMC vai continuar a dominar o mundo dos semicondutores nos próximos anos. Visto que já se encontra no mundo dos 5nm, com a Apple ao seu lado como a maior cliente e parceira.
Além disto, também já se prepara para brincar com os 6nm, 4nm e 3nm, mais uma vez, com a Apple e AMD prontas a investir e a reservar grande parte da quota de produção destas linhas. Aliás, caso não saiba, a NVIDIA foi basicamente obrigada a mudar-se para as linhas de 8nm da Samsung, devido ao facto de as linhas da TSMC terem demasiada procura. (Linhas menos eficientes, com menos produção e com grandes taxas de defeito)
Aliás, entretanto, se o novo chip Apple M2, que deverá dar vida à nova geração de portáteis MacBook Pro, for realmente um chip super poderoso… Tanto a nível de CPU como de GPU, a maneira como o mercado funciona pode mudar muito significativamente, especialmente para a Intel e a NVIDIA. Daí estes contactos para uma união, tudo de forma a garantir o futuro das duas empresas.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.