Ao que tudo indica, a Google anda a preparar uma novidade para o Pixel 9a que pode parecer estranha à primeira vista. A gigante da pesquisa vai reduzir a capacidade da bateria de propósito.
Mas… Isto é algo que faz todo o sentido. Especialmente para quem quer ficar com o mesmo telemóvel mais que os tradicionais 1 ou 2 anos.
Pixel 9a vai “matar” a bateria mais devagar! Boa notícia?
Portanto, a funcionalidade chama-se Battery Health Assistance e é basicamente um sistema inteligente que, após 200 ciclos de carregamento, começa a baixar a voltagem máxima da bateria.
Sim, isso quer dizer que o teu Pixel vai aguentar menos tempo por carga. Porém é algo que vai prolongar a vida útil da bateria até 3 anos. Caso não saiba, uma bateria começa a perder capacidade significativa a partir da marca do 1 ano e meio ou 2 anos.
Como é que isto funciona?
Simples.. Quanto mais carregas, mais o sistema vai ajustando a bateria para garantir que ela se mantém saudável durante mais tempo. Aos 1000 ciclos, o sistema já fez várias “afinações” que ajudam a evitar os picos de desgaste típicos deste tipo de bateria.
Claro que existe um preço a pagar. Porque vais notar uma leve queda na autonomia e na velocidade de carregamento. Mas também há vantagens. Ganha-se em longevidade. Para quem usa o mesmo smartphone durante anos a fio, o saldo é positivo.
É preciso salientar que… não podes desligar isto. A Google vai decidir por ti, e sinceramente, não é uma má decisão. Porém, se a autonomia for um problema para si, é boa ideia estar atento às primeiras reviews.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.