Como já noticiámos, a Google aproveitou o seu evento I/O 2024 para apresentar muitas das inovações tecnológicas que tem vindo a desenvolver ao longo do último ano. Onde claro está, a grande maioria é baseada em Inteligência Artificial, e têm como grande objetivo fazer parte do Sistema Operativo Android num futuro (muito) próximo.
Dito, apesar de ser esperado que grande parte destas novidades seja “padrão” no SO Android dentro de algum tempo. A verdade é que as coisas têm de começar por qualquer lado. Assim, ao que tudo indica, esse lado é nada mais nada menos que os novos Pixel 9 que deverão ser lançados em Outubro de 2024.
São aparelhos com um potencial tremendo, que vão finalmente fazer aquilo que a gama Pixel deveria fazer… Indicar o caminho para o futuro do ecossistema!
Pixel 9 vai mudar o mundo dos smartphones!
Portanto, os smartphones de nova geração da Google têm feito “capas de revista”, e até já têm grande parte das suas especificações técnicas publicadas em vários meios online focados em tecnologia.
Onde podemos ver um grande foco num aumento de especificações técnicas. (Todo o ecossistema Android vai subir especificações técnicas em 2025!)
São assim smartphones mais preparados para o futuro do mundo mobile, e como tal, devem também ser os primeiros a trazer funcionalidades inovadoras para cima da mesa.
Afinal, os novos Pixel 9, nomeadamente os modelo Pro e Pro XL equipados com 16GB de memória RAM LPDDR5X, vão ter suporte ao novo Gemini Nano atualizado e mais poderoso. Este motor de IA traz funcionalidades mais poderosas e complexas, e claro, mais capacidades para o futuro do IA no lado dos smartphones.
Mais concretamente, o Gemini Nano atualizado que será a base da série Pixel 9 é multimodal. Isto significa que será capaz de processar mais do que apenas a introdução de texto. Veja um exemplo em baixo:
One more day until #GoogleIO! We’re feeling 🤩. See you tomorrow for the latest news about AI, Search and more. pic.twitter.com/QiS1G8GBf9
— Google (@Google) May 13, 2024
A diferença vai ser da noite para o dia!
Embora o Gemini Nano já seja uma realidade na gama de aparelhos Pixel 8, ainda está bastante limitado. Dito isto, a Google afirma que o modelo a caminho da série Pixel 9 é muito mais poderoso! As capacidades vão ser transformativas!
Infelizmente, apesar da promessa de 7 anos se manter no lado das atualizações… A Google não confirmou se o Gemini Nano chega aos aparelhos mais antigos da gama Pixel.
Aliás, também não temos ainda a certeza se outros dispositivos não-Pixel que já contam com o Gemini Nano (ex: Samsung Galaxy S) vão ou não ter acesso a todas as novidades da Google. Entretanto, é seguro dizer que o foco do Google na IA se tornou muito mais evidente e a empresa está mais investida do que nunca.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!