Pirataria na PS4 e PS5? Pode estar por dias!

A pirataria no mundo dos videojogos é quase sempre um jogo do gato e do rato. Ou seja, tudo funciona muito bem até alguém encontrar uma vulnerabilidade com potencial, o que pelos vistos, é o que acabou de acontecer na PS4 e PS5, na recentemente adicionado emulador de jogos PS1 e PS2.

Um sistema que pelos vistos tem permissões especiais para entrar nos sistemas mais críticos, e por isso, mais importantes, das consolas da Sony.

Pirataria na PS4 e PS5? Pode estar por dias!

dualsense, PS5

Portanto, o muito conhecido hacker CTurt acabou de anunciar um novo buraco na segurança das consolas mais recentes (e populares) da Sony, que pelos vistos, não pode ser corrigido de um dia para o outro. A vulnerabilidade já foi passada à própria Sony, dentro do programa Bounty Hunter (onde a Sony dá uma recompensa por cada falha encontrada), há mais de um ano. Até aqui, a gigante Japonesa ainda não fez nada para o corrigir. Provavelmente porque não consegue, pelo menos sem revolucionar todo o sistema operativo da consola.

Como é que tudo funciona?

A vulnerabilidade aproveita erros no compilador JIT do emulador. Que por sua vez possibilitam a escrita de código com permissões especiais. Isto mesmo antes da aplicação começar a execução.

Desta forma, é possível correr código não oficial, sem a consola perceber o que está a acontecer. Curiosamente, para chegar a esta vulnerabilidade, é possível usar centenas de bugs dentro dos jogos alvo da emulação.

Conseguir meter tudo a funcionar não é fácil! Contudo, é muito provável que com uma comunidade focada nesta vulnerabilidade, ver consolas PS4 e PS5 ‘pirateadas’ comece a ser menos uma miragem, e mais uma realidade, nos próximos tempos.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Sony perdeu alguma das sua fé no lançamento do PSVR2

O PlayStation VR2 promete imenso, ao trazer muitas das...

E3 2023: Sony, Nintendo e Microsoft não querem ir

O ano de 2023 marca a altura em que...

PlayStation 5 vai ter versão Pro ou não?

É inegável que nos planos originais da Sony, existiram...

Última Hora! Jogos PS Plus de Fevereiro foram revelados!

Apesar de termos a oportunidade de acompanhar os mais...