Pirataria na PS4 e PS5? Pode estar por dias!

A pirataria no mundo dos videojogos é quase sempre um jogo do gato e do rato. Ou seja, tudo funciona muito bem até alguém encontrar uma vulnerabilidade com potencial, o que pelos vistos, é o que acabou de acontecer na PS4 e PS5, na recentemente adicionado emulador de jogos PS1 e PS2.

Um sistema que pelos vistos tem permissões especiais para entrar nos sistemas mais críticos, e por isso, mais importantes, das consolas da Sony.

Pirataria na PS4 e PS5? Pode estar por dias!

dualsense, PS5

Portanto, o muito conhecido hacker CTurt acabou de anunciar um novo buraco na segurança das consolas mais recentes (e populares) da Sony, que pelos vistos, não pode ser corrigido de um dia para o outro. A vulnerabilidade já foi passada à própria Sony, dentro do programa Bounty Hunter (onde a Sony dá uma recompensa por cada falha encontrada), há mais de um ano. Até aqui, a gigante Japonesa ainda não fez nada para o corrigir. Provavelmente porque não consegue, pelo menos sem revolucionar todo o sistema operativo da consola.

Como é que tudo funciona?

A vulnerabilidade aproveita erros no compilador JIT do emulador. Que por sua vez possibilitam a escrita de código com permissões especiais. Isto mesmo antes da aplicação começar a execução.

Desta forma, é possível correr código não oficial, sem a consola perceber o que está a acontecer. Curiosamente, para chegar a esta vulnerabilidade, é possível usar centenas de bugs dentro dos jogos alvo da emulação.

Conseguir meter tudo a funcionar não é fácil! Contudo, é muito provável que com uma comunidade focada nesta vulnerabilidade, ver consolas PS4 e PS5 ‘pirateadas’ comece a ser menos uma miragem, e mais uma realidade, nos próximos tempos.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também