Domingo, Julho 13, 2025

Usa este PIN no telemóvel? Pode estar em risco sem saber

Configurar um PIN no ecrã de bloqueio do telemóvel é uma das formas mais básicas de proteger os nossos dados. No entanto, muita gente continua a optar por códigos incrivelmente fáceis de adivinhar. Isto pode transformar o seu smartphone num alvo demasiado fácil para curiosos… ou criminosos. Assim se usa este PIN no telemóvel pode estar em risco sem saber.

Usa este PIN no telemóvel? Pode estar em risco sem saber

Os PINs mais usados (e mais perigosos)

Com base nos dados do site HaveIBeenPwned, 1 em cada 10 pessoas usa o PIN 1234. A seguir surgem 1111 e 0000. Se alguma vez usou um destes, saiba que são os primeiros a serem testados em qualquer tentativa de acesso não autorizado.

Outros códigos como 1212, 2580 ou até 1342 também estão entre os mais usados. Isto faz com que sejam, automaticamente, opções muito inseguras.

Mais surpreendente ainda: 30 dos 50 PINs mais comuns começam por 19 ou 20, o que indica que muita gente usa o ano de nascimento como código de segurança. Por exemplo, 1986, 2000 ou 2004.

Entretanto estes dados não dizem apenas respeito a telemóveis, mas também a códigos usados em cartões multibanco, fechaduras eletrónicas, computadores e serviços online.

Está na hora de apagar estas apps do telemóvel!, alerta android: milhões de telemóveis em risco com estas apps!

O que pode fazer para se proteger?

Se prefere um código numérico simples, há uma mudança fácil que pode melhorar imenso a sua segurança: usar um PIN com 6 dígitos em vez de 4. Pode parecer um pequeno detalhe. No entanto esta alteração aumenta as combinações possíveis de 10000 para 1000000. Assim isto torna o seu código muito mais difícil de descobrir.

Como definir um PIN de 6 dígitos:

No Android:

  • Aceda a Definições.
  • Vá a Segurança > Bloqueio de ecrã. (Nos Samsung, vá a Segurança e Privacidade > Ecrã de bloqueio).
  • Introduza o PIN atual e escolha a opção PIN.
  • Crie o novo código de 6 dígitos e confirme.

No iPhone:

  • Vá a Definições e selecione Face ID e Código ou Touch ID e Código.
  • Introduza o código atual.
  • Toque em Alterar Código e, depois, em Opções de Código.
  • Escolha Código Numérico de 6 Dígitos e introduza o novo código duas vezes.

A melhor defesa é a prevenção

É tentador usar um PIN fácil de lembrar. No entanto lembre-se: quanto mais simples, mais vulnerável. Entretanto com o telemóvel a armazenar informações pessoais, emails, redes sociais, contas bancárias e até dados médicos, vale a pena perder um minuto a criar um código mais seguro.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Últimas

Leia também