Como temos vindo a dizer, a tecnologia OLED está a evoluir de uma forma absolutamente incrível, dando origem a outras sub-tecnologias com maior potencial de qualidade de imagem, e também de brilho. Pois bem, sabe qual é a tecnologia com maior potencial para começar já a fazer das suas no mercado?
PHOLED: A evolução do OLED no lado da LG e da Samsung
Portanto, no mercado, é normal encontrar TVs LED, QLED, e MiniLED, todas elas com as suas vantagens e desvantagens. Mas, muito dificilmente é possível chegar aos níveis de qualidade de imagem das TVs OLED, tal é o nível de contraste e fiabilidade de cores que estes painéis são capazes de oferecer.
Dito tudo isto, o OLED até já tem uma evolução no mercado, que rapidamente foi capaz de conquistar o coração dos reviewers, e claro, dos consumidores. Estamos a falar do QD-OLED, que a Samsung e Sony já têm disponível nas prateleiras. Porém, ao que tudo indica, o QD-OLED é um “menino” ao lado da nova tecnologia PHOLED.
OLED vs WOLED vs QD-OLED vs PHOLED: O que é isto?
Caso não saiba, OLED significa Orgaic Light Emitting Diode, sendo esta a base de todos os painéis mencionados no título em cima. Basicamente, é a tecnologia de ecrã capaz de produzir os pretos mais pretos, e as cores mais fidedignas, porque não existe um ‘backlight’. Ou seja, num ecrã OLED, cada píxel é responsável pelo seu próprio brilho. Isto significa que uma imagem preta, significa um preto real, porque os píxeis pretos estão desligados.
Entretanto, WOLED, QD-OLED e PHOLED, como foi dito em cima, são evoluções da tecnologia base. O WOLED é propriedade LG, com a gigante Sul Coreana a adicionar um díodo branco para melhorar o brilho do painel, mas sempre com a desvantagem de piorar a fiabilidade das cores.
Já o QD-OLED, que tem feito sucesso no mercado, aproveita um filtro Quantum Dot, para melhorar as cores em ângulos de visualização não ideais. É uma espécie de combinação das tecnologias QLED com OLED.
Por fim, temos o cada vez mais famoso PHOLED, uma tecnologia que usa subpixeis fosforescentes para os subpixeis vermelho, verde e azul (RGB), em vez de usar subpixeis fluorescentes. A vantagem aqui é que os painéis PHOLED são mais eficientes no campo do consumo de energia, e têm um maior potencial de brilho sem perder a fiabilidade de cores. Uma tecnologia que parece ser a próxima grande aposta da Samsung, mas também da LG. Ao que tudo indica, as primeiras TVs baseadas na tecnologia chegam ao mercado já em 2024.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!