Se o teu escritório for um caos de cabos, ligações improvisadas e suportes mal amanhados, talvez esteja na hora de mudar para algo melhor e mais prático. Dito isto, também é boa ideia olhar para o Philips 34B2U6603CH, que é um daqueles monitores que parece ter sido pensado para resolver tudo com uma só ficha.
Temos de dizer logo à partida que não é a melhor alternativa no lado da imagem, até porque é baseado numa tecnologia que começa a estar muito ultrapassada no mercado de monitores. Mas, ainda assim, compensa com uma lista de funcionalidades onde só falta mesmo tirar cafés.
Philips 34B2U6603: É grande, é curvo e dá conta do recado!
Portanto, com 34 polegadas e uma resolução ultrawide de 3440×1440, o painel VA do 34B2U6603 não impressiona pelas cores, mas oferece brilho suficiente (até 400 nits reais em SDR) e contraste robusto.
Depois temos a taxa de atualização de 120Hz, com suporte para FreeSync, que por sua vez garante fluidez, com a curva a ajudar na imersão, seja para trabalhar ou para consumo de multimédia (como jogos!).
Ou seja, isto não é um monitor para criativos ou profissionais de imagem. A cobertura de cores fica-se pelos 96% sRGB e 83% DCI-P3, o que é curto para edição séria. Assim, embora a calibração de fábrica ajude, os azuis saturados continuam a dar luta.
Mais entradas do que muitos portáteis!
Onde a Philips não brincou foi na conectividade.
Este monitor traz Thunderbolt 4 (com 96W para carregar o portátil), DisplayPort, HDMI 2.0, hub USB 3.2 com várias portas, porta Ethernet 2.5G, KVM switch e até entrada para headset. Além disso, se precisares de ligar dois dispositivos ao mesmo tempo, tens PiP e PBP. Tudo o que é útil, está cá.
É um daqueles monitores incríveis para quem tem um portátil que anda sempre de um lado para o outro. Aqui, chegas a casa, ligas um cabo USB-C e está feito. Aliás, ainda tem uma webcam de 5MP com Windows Hello, microfone com cancelamento de ruído, altifalantes integrados (fracos, mas estão lá) e até um braço retrátil para pendurar os headphones.
A base é sólida, ajustável em altura e rotação, e o setup é fácil. Simples e eficaz.
Pequenos defeitos?
Nem tudo é perfeito.
O sensor de luz é teimoso e mantém o brilho alto demais em ambientes escuros. A uniformidade do painel também deixa a desejar nas bordas com algum “bleed”, embora o modo SmartUniformity consiga resolver grande parte disso.
O HDR? Está presente, mas com 480 nits e sem escurecimento local, não vale de muito.
No fundo, a imagem é competente para tarefas de escritório e multitasking, mas não esperes a riqueza de cores de um QD-OLED ou até de um IPS LCD. Para produtividade e conforto visual, chega bem. Para cinema, e jogos, que requer cor a sério, fica curto.
Veredito
Se procuras um monitor com tudo incluído para um setup de produtividade moderno, o Philips 34B2U6603CH é uma escolha certeira. Junta o útil ao agradável, reduz os cabos, aguenta bem o dia de trabalho e tem uma webcam decente para reuniões.
Não é brilhante em imagem, mas é brilhante na forma como facilita a vida a quem precisa de trabalhar com eficiência e organização.
É um verdadeiro canivete suíço de secretária.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!