A loucura dos home-offices, e coisas do género, acalmou um pouco no final de 2022 e início de 2023. Isso é completamente inegável. Ainda assim, se quiser um monitor para trabalhar, estudar, ou até jogar um pouco, a realidade é que temos agora muita coisa boa no mercado, a preços mais apelativos. Tudo muito graças ao facto de o mercado ter sido capaz de evoluir de uma forma incrível durante estes tempos complicados e de grande exigência por parte dos utilizadores.
Um excelente exemplo disto mesmo é o monitor Philips 34B1U5600, que sendo muito focado para a produtividade, é capaz de dar uma perninha em tudo, ou quase tudo, no mundo dos computadores.
Vamos por partes?
Philips 34B1U5600: Um monitor quase perfeito para o ‘Office’
Especificações Técnicas:
- Ecrã: LED VA 34” WQHD
- Tempo de Resposta: 4 ms
- Resolução Máxima: 3440 x 1440
- Ligações: HDMI 2.0, DisplayPort 1.4, USB-C, 4 x USB, RJ-45, jack 3,5mm
- Dimensões: 807 x 367 x 110 mm
Portanto, o 34B1U5600 é um monitor profissional com uma resolução WQHD (3440 x 1440), um tamanho de ecrã de 34”, todas as proteções oculares e mais algumas, e claro, uma ligeira curvatura para lhe aumentar a produtividade e imersão. Sim, é um monitor curvo! Isto faz sentido? Claro! Sem dúvida.
Como deve saber, isto foi uma moda no mundo das TVs, o que verdadeiramente nunca fez sentido, a não ser que o utilizador fosse um lobo solitário dentro na sua própria casa, de forma a ver todo e qualquer conteúdo multimédia no ponto ótimo do ecrã. Mas, no mundo dos computadores, seja para trabalho, para consumo de conteúdo multimédia, ou até para jogos, é absolutamente incrível. Ao fim e ao cabo, neste mundo, estamos quase sempre sozinhos, por isso, a curvatura acaba por ser um ponto muito positivo.
Entretanto, além de tudo aquilo que já dissemos, temos um rácio de ecrã de 21:9, o que também permite abrir muitas e boas janelas ao mesmo tempo. Mais uma vez, é um monitor que grita produtividade. Já na qualidade de imagem, temos cores fidedignas e pretos realmente pretos. Obviamente que não temos aqui um painel OLED, ou microLED, visto que temos como base a tecnologia VA.
Ainda assim, é um monitor muito equilibrado.
Como dissemos em cima, temos muitas proteções oculares, onde temos de incluir o LowBlueMode de forma a reduzir a sempre temida luz azul, o EasyRead para que tudo fique a preto e branco, e ajude no foco e cansaço ocular, bem como a tecnologia PowerSensor, mais focada na proteção da sua carteira, ao permitir desligar o monitor de forma automática, caso se tenha ausentado durante muito tempo.
Já na parte da conectividade, temos a possibilidade de o ligar através de USB-C, DisplayPort e HDMI. Temos ainda entrada Ethernet e quatro USB-A. Como surpresa, temos ainda uma Webcam com suporte a Windows Hello.
Infelizmente, a base incluída não permite rodar o monitor de forma vertical, mas podemos facilmente montá-lo num suporte VESA para ser possível fazermos aquilo que bem entendermos.
Apesar de não poder ser rodado para ficar na vertical e dar um ar mais futurista à nossa secretária, este modelo compensa com o número de ligações (onde está uma USB-C) e com o facto de ter uma câmara pop-up compatível com Windows Hello.
Conclusão
Em suma, é um monitor extremamente apelativo, que apenas peca pelo seu preço de mercado. Afinal, este periférico chegou ao mercado à volta dos 750€. O que é mais ou menos normal, tal é a qualidade da marca, e gama onde o produto se insere. Felizmente, com o passar do tempo, já é possível encontrá-lo em algumas lojas, a uns muito mais interessantes 480.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!