O barril de petróleo, ou melhor, os “Contratos Futuros do Petróleo” voltaram a fechar em queda, com o valor da matéria prima a ficar fixada nos 82 dólares por barril. Entretanto, o petróleo WTI Americano fechou nos 76 dólares por barril.
Em suma, ambas as referências de mercado estão em queda! Sabe porquê?
Petróleo já não estava tão baixo desde Janeiro (82$). Descidas nos combustíveis?
Portanto, os mercados estão a sentir a recessão que poderá estar a chegar, e estão também a jogar pelo seguro com a atual valorização do dólar. Caso não saiba, 1 dólar vale agora 1.04 euros, valores que já não se viam desde 2002.
Em suma, é muito provável que o caos nos mercados de câmbio continuem a manter os preços do barril de petróleo sob pressão. Isto, independentemente daquilo que a OPEP fizer nos próximos dias, semanas, ou até meses.
Se isto significa uma queda nos preços dos combustíveis?
É seguro dizer que sim, mas como o petróleo é negociado maioritariamente em dólares, a descida de preço não vai ser tão notória na Europa, que se rege pelo Euro. Em suma, vamos ter descidas, mas não espere descidas ao nível das subidas que vimos durante o ano de 2022, de 8 cêntimos, 10 cêntimos, ou 14 cêntimos.
Vai ser uma queda sustentada, como temos visto nas últimas semanas, claro, sempre à segunda-feira. Vamos ver 1 cêntimo de descida aqui, 2 cêntimos acolá. Algo um pouco irritante, mas é assim que as coisas sempre funcionam e sempre funcionaram.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!