Perigo! Este telefonema falso já faz vítimas em Portugal!

Esta nova ameaça tem de ser levada muito a sério e é algo que na maioria dos casos só costumávamos ver lá fora. Assim, há uma nova forma de ataque que consiste num telefonema falso que já está a fazer vítimas em Portugal. Os criminosos utilizam o nome da Microsoft e considerando o número de pessoas tão elevado que utilizam o sistema operativo Windows não é muito difícil enganar as vítimas.

Perigo! Este telefonema falso já faz vítimas em Portugal!

Tudo começa quando recebemos um telefonema a falar-nos do sistema operativo que estamos a utilizar. Entretanto, nessa altura a conversa pode seguir dois caminhos diferentes. Por um lado, informam que a versão do sistema operativo que estamos a usar não está legal e tentam vender-nos uma licença. Por outro solicitam a instalação de um software de assistência remota porque é necessário procederem a uma alteração. Seja qual for a razão apresentada o objetivo é o mesmo. Apoderarem-se dos dados do nosso cartão de crédito.

Windows 10 smartphones, Windows 10 novo update, Windows 10 bug crítico, telefonema falso

Dito isto, ou fornecemos os dados voluntariamente ou acabamos por instalar um software que vai dar acesso a todos os nossos dados sensíveis.

Entretanto escusado será dizer que isto representa um grande perigo e em menos de nada podemos perder muito dinheiro da nossa conta.

Infelizmente esta forma de ataque está a fazer várias vítimas. Mas este “aparente” sucesso deve-se à forma como o esquema é conduzido. É que não se trata de emails, SMS ou páginas na Internet a pedirem os nossos dados. Trata-se de um telefonema, aparentemente simpático, de alguém ligado à Microsoft que nos quer ajudar. O problema é que não estão relacionados em nada com a Microsoft e só pretendem mesmo deitar a mão ao nosso dinheiro.

O que fazer em caso de contacto?

Como explica a página Cibercrime e Prova Digital se for vítima deste tipo de ataque, não deve dar resposta e, muito menos, fornecer assim qualquer tipo de dado pessoal.

Assim deve notificar o CERT.PT no caso de ter sido vítima desta burla. No caso de existir dano, recomenda-se a formalização de uma queixa-crime pelo lesado junto da Polícia Judiciária ou, em alternativa, efetuar a queixa online através do Portal.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.