Pastilhas para a máquina de lavar louça causam cancro?

As pastilhas para a máquina de lavar loiça contêm normalmente uma combinação de tensioactivos, enzimas, lixívia e outros produtos químicos concebidos para decompor a gordura, remover manchas e desinfetar a loiça. Embora estes ingredientes sejam eficazes na limpeza, surgem questões sobre a sua segurança, especialmente quando se trata de exposição a longo prazo. Mas qual é a relação das pastilhas para a máquina de lavar louça e o cancro?

Pastilhas para a máquina de lavar louça causam cancro?

O detergente para a máquina de lavar loiça é composto por vários ingredientes e cada um deles tem o seu papel a desempenhar. Um dos componentes frequentemente analisados nos detergentes para a máquina de lavar loiça são os fosfatos. Os fosfatos são substâncias químicas que decompõem as partículas de alimentos e evitam que estas se depositem na loiça.

Os fosfatos têm alguns impactos ambientais que os tornam restritos em algumas regiões. Mas hoje em dia, os detergentes para máquinas de lavar loiça sem fosfatos estão amplamente disponíveis.

Certos ingredientes de alguns detergentes, como o ácido sulfúrico presente em algumas fórmulas em gel, foram associados a potenciais riscos para a saúde, como o cancro da laringe e dos seios nasais.

No entanto, estas preocupações resultam frequentemente de estudos isolados centrados na exposição concentrada em contextos profissionais, muito diferentes da utilização típica pelo consumidor.

Mas até agora não existem provas sólidas de que o detergente para máquinas de lavar louça possa causar cancro. A utilização de compostos altamente químicos representa um risco potencial para a saúde, mas os cientistas ainda não encontraram provas conclusivas de que possam causar cancro.

As principais preocupações

Preocupações com fragrâncias e produtos químicos

Uma das principais preocupações relativamente aos detergentes para a máquina de lavar louça é a presença de fragrâncias e produtos químicos não revelados.

As fragrâncias são frequentemente listadas como “aroma” nos rótulos dos produtos, o que pode englobar uma vasta gama de ingredientes como o acetaldeído, o limoneno, o clorometano e a acetona, alguns dos quais podem ter potenciais riscos para a saúde. Muitos ingredientes de fragrâncias podem ser alergénios ou desreguladores endócrinos, com potencial impacto na saúde humana.

Conservantes nocivos

Os conservantes são utilizados nos detergentes para máquinas de lavar louça para evitar o crescimento de microrganismos e prolongar o prazo de validade do produto. No entanto, alguns conservantes podem ser sensibilizadores da pele e tóxicos para os seres humanos. Métodos de conservação rigorosos com o objetivo de obter um prazo de validade longo. Isto representa riscos potenciais para a saúde humana e o ambiente.

louça bem lavada

Tensioactivos agressivos e impacto ambiental

Os agentes espumantes, conhecidos como tensioactivos, são componentes-chave dos detergentes para máquinas de lavar louça. Criam espuma e bolhas, ajudando a lavar a sujidade e o óleo. Mas será que o detergente da loiça causa cancro? A resposta continua a ser não. Ainda não há provas de que os agentes de espuma do detergente da loiça causem cancro.

No entanto, certos tensioactivos podem ser problemáticos para o ambiente, em particular para a vida aquática. Alguns tensioactivos convencionais são prejudiciais para os ecossistemas aquáticos e podem causar irritação de contacto nos utilizadores.

Corantes e contaminantes

Os corantes são frequentemente adicionados aos detergentes para máquinas de lavar louça para fins estéticos. Embora alguns corantes possam ser inofensivos, outros podem ser persistentes no ambiente e potencialmente cancerígenos.

máquina de lavar loiça luz, lavar louça 200 euros

Assim a utilização de certos corantes nos detergentes para máquinas de lavar louça levanta questões sobre a sua necessidade e os riscos potenciais que representam para o ambiente.

Os contaminantes, embora presentes de forma não intencional no produto final, também podem ser uma preocupação. Os factores de processamento ou de origem podem levar à presença de contaminantes nos detergentes para máquinas de lavar louça.

O que fazer para não correr riscos

Entretanto para minimizar quaisquer riscos potenciais associados aos detergentes para a máquina de lavar loiça, considere as seguintes medidas de segurança.

Leia os rótulos

Procure detergentes para a máquina de lavar loiça que ofereçam transparência nas suas listas de ingredientes. Assim procure os produtos que foram submetidos a certificações de terceiros, garantindo a sua segurança e conformidade com normas específicas.

Utilize luvas

Quando manusear detergentes para a máquina de lavar louça, especialmente se tiver pele sensível, considere a possibilidade de usar luvas para proteger as suas mãos de potenciais irritações ou secura.

Ventilação adequada

Certifique-se de que a área da sua cozinha ou máquina de lavar louça é bem ventilada para minimizar a inalação de quaisquer fumos ou vapores que possam ser libertados durante o funcionamento da máquina de lavar louça.

Opções amigas do ambiente

Explore os detergentes ecológicos para máquinas de lavar loiça que são formulados com ingredientes mais seguros e que têm um impacto mínimo no ambiente. Estas alternativas dão frequentemente prioridade à biodegradabilidade e à sustentabilidade.

Conclusão

É muito provável que já tenha visto algumas stories no Instagram e não só a referirem que as pastilhas para a máquina de lavar louça podem causar cancro. No entanto, a verdade é que não existem provas científicas que sustentem este facto. Os químicos que se encontram nos mais variados detergentes poderão causar irritações na pele e até questões respiratórias. Mas daí ao cancro há uma linha que separa.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados