Pastilhas desbloqueiam sensor de impressões digitais do Nokia 9

A Nokia foi durante muitos anos uma das minhas marcas preferidas. Agora sob a alçada da HMD Global continua a ser uma marca muito interessante. No entanto, por muito boa que uma marca seja por vezes comentem-se erros. O que aconteceu com o Nokia 9 PureView é um excelente exemplo disso. Na semana passada este equipamento recebeu uma atualização que devia acelerar o funcionamento do sensor de impressões digitais no ecrã. Realmente acelerou, o problema é que disse adeus à segurança!

Nova atualização queria melhorar o sensor de impressões digitais do Nokia 9, mas….

Os utilizadores andavam a queixar-se da velocidade do sensor de impressões digitais no ecrã. De facto, era muito lento comparativamente a outros dispositivos que usam o mesmo sensor. Isto foi apontado também por quem já teve oportunidade de testar este dispositivo. Como tal este fabricante lançou um update no dia 19 de Abril.

digitais do

Nos primeiros minutos a atualização parecia resolver tudo. No entanto, passado algum tempo, percebeu-se rapidamente que alguma coisa não estava bem. Como o site TechAltar referiu no fim de semana, um utilizador descobriu que o sensor de impressões digitais do Nokia 9 Pureview estava a apresentar alguns falsos positivos estranhos.

Vejam bem o perigo. Têm um Nokia 9 e as impressões digitais de outra pessoa conseguem desbloqueá-lo.

Mas a situação ainda se torna pior!

É que até é possível fazê-lo com chicletes. Uma utilização interessante das pastilhas elásticas não acham?

digitais do

Entretanto, os responsáveis do site PhoneArena também tentaram reproduzir este problema. A conclusão foi que os erros, embora algo aleatórios, começaram a ocorrer com bastante frequência.

O que quer que a Nokia tenha feito para otimizar o sensor saiu ao lado. De facto ficou mais rápido, mas com o custo de se perder a segurança.

Resta agora esperar que a Nokia resolva rapidamente este problema. De momento será uma boa ideia deixaram de utilizar o sensor de impressões digitais no ecrã e recolherem ao velhinho pin ou ao sistema de desbloqueio facial.