A Nokia foi durante muitos anos uma das minhas marcas preferidas. Agora sob a alçada da HMD Global continua a ser uma marca muito interessante. No entanto, por muito boa que uma marca seja por vezes comentem-se erros. O que aconteceu com o Nokia 9 PureView é um excelente exemplo disso. Na semana passada este equipamento recebeu uma atualização que devia acelerar o funcionamento do sensor de impressões digitais no ecrã. Realmente acelerou, o problema é que disse adeus à segurança!
Nova atualização queria melhorar o sensor de impressões digitais do Nokia 9, mas….
Os utilizadores andavam a queixar-se da velocidade do sensor de impressões digitais no ecrã. De facto, era muito lento comparativamente a outros dispositivos que usam o mesmo sensor. Isto foi apontado também por quem já teve oportunidade de testar este dispositivo. Como tal este fabricante lançou um update no dia 19 de Abril.
Nos primeiros minutos a atualização parecia resolver tudo. No entanto, passado algum tempo, percebeu-se rapidamente que alguma coisa não estava bem. Como o site TechAltar referiu no fim de semana, um utilizador descobriu que o sensor de impressões digitais do Nokia 9 Pureview estava a apresentar alguns falsos positivos estranhos.
Vejam bem o perigo. Têm um Nokia 9 e as impressões digitais de outra pessoa conseguem desbloqueá-lo.
Mas a situação ainda se torna pior!
É que até é possível fazê-lo com chicletes. Uma utilização interessante das pastilhas elásticas não acham?
Entretanto, os responsáveis do site PhoneArena também tentaram reproduzir este problema. A conclusão foi que os erros, embora algo aleatórios, começaram a ocorrer com bastante frequência.
O que quer que a Nokia tenha feito para otimizar o sensor saiu ao lado. De facto ficou mais rápido, mas com o custo de se perder a segurança.
Resta agora esperar que a Nokia resolva rapidamente este problema. De momento será uma boa ideia deixaram de utilizar o sensor de impressões digitais no ecrã e recolherem ao velhinho pin ou ao sistema de desbloqueio facial.
Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.
Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui
Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.