Passwords já não servem para nada. A culpa é da IA!

Qual é a palavra de ordem em 2023? Para mim é sem dúvida o IA (Inteligência Artificial), o ChatGPT rebentou e nunca mais nada vai ser igual.

Aliás, se já existiam perigos associados ao uso de uma qualquer palavra passe (password), neste momento, esses riscos aumentaram de forma simplesmente incrível, tal é o poderio de vários programas potenciados pela afamada IA.

Passwords já não servem para nada. A culpa é da IA!

Password

Portanto, como deve saber, a Inteligência Artificial está hoje em dia em todo o lado. Tudo aquilo que utilizamos tem um qualquer algoritmo de apoio, que vai aprendendo, e ficando mais otimizado, à medida que vai utilizando todas as funcionalidades ao seu dispor. Dito tudo isto, enquanto a IA é obviamente um fator de ajuda em vários casos de uso, também pode ser utilizada com intenções criminosas ou simplesmente maliciosas.

Mais concretamente, o poder da IA pode ser utilizado para ‘crackar’ passwords. Aliás, meio como brincadeira, o IA já foi utilizado para gerar chaves fidedignas para várias versões do Sistema Operativo Windows. Quebrando o sistema gerador produzido pela gigante Norte-Americana.

- Advertisement -

Pois bem, já existe um estudo a apontar o que vai acontecer num futuro muito próximo, indicando que é muito importante deixar de usar as tradicionais passwords, para adotar outros sistemas mais complexos, e fiáveis.

Mais concretamente, várias ferramentas IA já se provaram super poderosas no ‘crack’ de passwords simples. Para ter noção da coisa, em quase 16 milhões de passwords, o PassGAN, um exemplo deste tipo de IA, foi capaz de ultrapassar 51% das passwords mais comuns em meros segundos, 65% em menos de uma hora, 71% em menos de um dia, e 81% em menos de um mês.

Sim, leu bem. Mais de metade dos utilizadores, vai levara sua conta roubada em meros segundos.

Qual é a solução?

Entretanto, enquanto a indústria não lança sistemas mais fiáveis, é necessário levar muito a sério a criação de qualquer tipo de password! Isto, em qualquer serviço que utilize no seu dia-a-dia.

Use passwords com mistos de letras e números, letras maiúsculas e minúsculas, com caracteres especiais à mistura. Este tipo de password ainda é forte, com a ferramenta mencionada a precisar de centenas ou até milhares de anos para chegar ao resultado correto. Proteja-se!

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Preocupado com a sua segurança online? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.