As autoridades belgas realizaram uma megaoperação de buscas nas regiões de Bruxelas, Flandres e Valónia, num alegado esquema de corrupção que envolve a gigante chinesa Huawei, atuais e antigos eurodeputados, bem como lobistas ligados à empresa asiática. E não ficou por aí: Portugal também foi palco de buscas relacionadas com o caso.
Subornos e influência política
Segundo o jornal belga Le Soir, em parceria com o semanário Knack, a plataforma Follow The Money e jornalistas do Reporters United, a investigação decorreu durante vários meses e aponta para um esquema de subornos. O objetivo? Influenciar eurodeputados para favorecerem os interesses comerciais da Huawei na Europa.
A Polícia Federal belga já efetuou 21 buscas em diferentes localidades, com várias detenções para interrogatório. O impacto do caso pode ser avassalador, levantando novas questões sobre a influência de potências estrangeiras na política da União Europeia.
Isto é algo que poderá ter um novo e renovado impacto naquilo que é a comercialização de produtos Huawei na Europa, onde claro está, temos de incluir Portugal. Aliás…
Portugal envolvido no processo
Além da Bélgica, Portugal também foi um dos alvos da investigação, com buscas realizadas pelas autoridades locais. Os detalhes sobre o que foi encontrado ou quem poderá estar envolvido ainda não foram revelados, mas o caso promete dar muito que falar nos próximos dias.
Entretanto, ficaremos atentos aos próximos desenvolvimentos deste escândalo que pode abalar o Parlamento Europeu e levantar novas preocupações sobre a transparência política na Europa.
(Notícia em atualização) – A Leak.pt já tentou falar com a Huawei Portugal para ter algum tipo de comentário relativamente ao assunto.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo. Acha que isto vai ter novos e profundos impactos naquilo que é a presença da gigante Chinesa na Europa?