Parabenos – Afinal o que são? Qual o seu perigo? Posso evitá-los?


Por em

Os parabenos são substâncias químicas que impedem o crescimento de fungos e bactérias! Frequentemente adicionados a cosméticos e produtos de cuidado pessoal para aumentar a vida útil e a estabilidade do produto.

Estes entram no corpo através da absorção dérmica, ingestão e inalação. Em paralelo, os parabenos são também encontrados em loções, protetores solares, antitranspirantes, maquilhagem e produtos para o cabelo.

Similarmente, também podem ser encontrados em alguns produtos alimentares, farmacêuticos e elixir bucal!

Se está curioso para saber se um produto contém ‘parabenos’, tudo que precisa fazer é verificar a lista de ingredientes.

parabenos, cancro da mama, alergias, tiroide, estudos

‘Metilparabeno’, ‘etilparabeno’, ‘propilparabeno’ e ‘butilparabeno’ são os mais comuns! Contudo, existem outros nomes tais como ácido ‘4-hidroximetil éster benzóico’ e ‘4-hidroxibenzoato de metilo’.

É preciso ainda dizer que muitos cientistas estão ainda a investigar se o uso de parabenos é seguro!

Contudo, neste momento, não existem ainda provas conclusivas. Deste modo, a ‘Food and Drug Administration’ (FDA) dos EUA continua a permitir o seu uso em vários produtos. No entando, cada vez mais, se retira este químico do mercado.

Por que será?

parabenos, cancro da mama, alergias, tiroide, estudos

Apesar de alguns estudos terem sido realizados para investigar a segurança do metilparabeno, até agora não houve nenhuma evidência conclusiva! No entanto, houve casos de indivíduos que tiveram reações negativas.

Os parabenos não se acumulam no corpo, na verdade, o corpo até os excreta rapidamente! No entanto, muitos consumidores estão preocupados com a segurança deste composto químico. Essas preocupações aumentaram à luz de uma alegada ligação com o aumento do risco de cancro, nomeadamente o da mama!

Esta alegação deve-se a terem uma semelhança estrutural com as hormonas femininas. Deste modo, este químico tão usado é conhecido como disruptor endocrino. Ou seja, uma substância exógena que age de forma semelhante às nossas hormonas, causando alterações na função fisiológica das hormonas endógenas.

  • Resumidamente, pode imitar o estrogénio no corpo!

Vários estudos demonstraram que os parabenos podem afetar os mecanismos das células normais da mama assim como potenciar o crescimento anormal, levando ao aumento do risco de cancro de mama!

parabenos, cancro da mama, alergias, tiroide, estudos

Mas não só, vários estudos mostram que os parabenos podem aumentar o crescimento das células mamárias!

Um estudo celular tentou imitar as condições de células e tecidos, adicionando proteínas, nomeadamente fatores de crescimento. Estes factores estimulam a expressão de HER2, encontradas em 25% dos cancros de mama. Os autores descobriram que a presença de um fator de crescimento chamado heregulina leva os parabenos a estimular o receptor de estrogénio.

Contudo, é preciso dizer que, em níveis que foram considerados não-tóxicos.

Estudos mostram que algumas concentrações de parabenos podem reduzir a morte celular programada, que é uma maneira de o corpo lidar com células danificadas, podendo evoluir para cancro.

parabenos, cancro da mama, alergias, tiroide, estudos

E ainda, estudos in vitro com células expostas a parabenos por mais de 20 semanas podem aumentar os fatores associados a metástases. O metilparabeno pode diminuir a capacidade do tamoxifeno de impedir os efeitos do estrogénio, tornando este medicamento quimioterápico menos eficaz no tratamento do cancro da mama.

Por fim, os parabenos têm sido associados a outros problemas de saúde como alergias.

Os estudos que são frequentemente citados para apoiar uma ligação entre parabenos e disrupção endócrina são in vitro e em animais , ambos difíceis de vincular a efeitos em humanos.

Dito isto, os estudos in vivo que mostraram um efeito estrogénico foram efectuados em animais, principalmente em ratos. Obviamente, os humanos não são ratos.

parabenos, cancro da mama, alergias, tiroide, estudos

Em suma, foi necessário décadas até que certos governos começassem a exigir um veredicto para os efeitos do fumo do cigarro.

Por isso, talvez demore algum tempo até que uma conclusão seja apresentada para os parabenos. Por enquanto, ainda há bastante discórdia entre estudos e, talvez, pressão das grandes cooperações!


Nota do Redator

Sou adepta dos produtos o mais naturais possíveis! Se puder conciliar beleza sem parabenos ou com o mínimo de produtos químicos, não olho para trás! Recentemente, foi-me dado a conhecer uma marca – Camaleon – cosmética de cor que usa ativos e ingredientes naturais.

Apesar de já ter conhecimento de muitas, sou fã da Camaleon!

Caso queira saber mais sobre a marca Camaleon, clique em “Há uma nova marca de cosmética natural! Sem parabenos nem conservantes!“.

Use e abuso dos bálsamos!

parabenos, cancro da mama, alergias, tiroide, estudos

Experimentei pela primeira vez e fiquei surpreendida pela capacidade de hidratação intensa. Uso na praia e por baixo de um batom de cor! Nunca pensei que se pudesse combinar hidratação com proteção (FPS 50) e ainda sem parabenos.

Paralelamente, há outros produtos completamente fascinantes e sempre com a sua imagem de marca – naturais!
Pode visitar o site oficial da Camaleon aqui. À venda nas farmácias e parafarmácias.

 

Fonte: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Android Oreo já está a chegar ao Xiaomi Redmi 5 Plus

Samsung a corrigir o que os consumidores mais odeiam nos Galaxy!

Seguinte