Painéis Solares, ou Telhas Solares? O que prefere no seu telhado?

Numa altura tão crítica na transição energética, é preciso olhar para soluções inovadoras, e que realmente tenham um impacto na vida de todos nós. Por isso, nada melhor que olhar para o Sol, que todos os dias manda muita e boa energia para a superfície do nosso planeta.

Dito isto, não está convencido com o uso de painéis solares? Seja por serem pouco eficientes, ocuparem muito espaço, ou por serem apenas e só feios? Bem, existe uma outra solução, que aparentemente, parece menos estranha.

Painéis Solares, ou Telhas Solares? O que prefere no seu telhado?

Portanto, graças a uma nova aposta da GAF Energy, temos agora “Telhas Solares”, que podem ser montadas num telhado, de forma tradicional, ou seja, com pregos ou parafusos, em cima de outras telhas. Aliás, estas telhas Timberline Solar, são o primeiro produto de sempre a receber uma certificação UL 7103, ou seja, estão certificadas como painel solar, mas também como material de construção.

Curiosamente, também parece ser uma solução fácil de implementar, com o presidente da empresa a garantir que já foi capaz de instalar esta solução em menos de dois dias. (No entanto, para conseguir esse feito, é preciso uma equipa de mais ou menos 10 pessoas, a trabalhar ao mesmo tempo.)

Então e as desvantagens?

Para conseguir a mesma eficiência que é possível retirar de um painel solar, são precisas mais telhas. Ou seja, para um ‘array’ de 6 kW, seriam necessárias 130 telhas.

No entanto, segundo a empresa, o material utilizado é também mais eficiente, o que por sua vez significa que o fluxo de energia não muda tanto como num painel solar tradicional.

Em termos de preço, não foi mencionado o custo de cada telha. Mas o porta-voz da empresa garante que o preço não está muito longe da troca de um telhado ‘normal’ por um novo. Por isso, existe aqui uma grande oportunidade para ir em busca de energias renováveis.

Em suma, ainda não sabemos muita coisa acerca da tecnologia, do seu preço, e eficiência de captura de energia solar. Ainda assim, é muito bom ver avanços neste campo. Porque, se bem feito, seria simplesmente brutal, para o nosso planeta, existir um telhado solar em cada casa, isto em vez de ocupar-mos milhares de quilómetros de terreno com quintas de painéis solares. Ao fim ao cabo, precisamos desses terrenos para cultivo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.