Inicio Apple Os processadores ARM são mais rápidos que a oferta da Intel?

Os processadores ARM são mais rápidos que a oferta da Intel?

O fim da parceria entre a Apple e Intel levantou muitas questão nas cabeças dos consumidores. Ao fim ao cabo, porque haveria a Apple de deixar de lado a maior fabricante de processadores do planeta, para apostar numa tecnologia com pouco suporte e poucas provas dadas no mundo dos computadores portáteis e desktop?

Os processadores ARM têm a vantagem na performance em relação ao que a Intel tem para oferecer?

processadores arm Intel

Portanto, não existe uma resposta 100% correta para este tema. Ao fim ao cabo, se fizer uma comparação direta entre um CPU Intel Xeon e um CPU ARM de 64 bits, na tarefa de dar vida a um servidor, é provável que a execução seja mais rápida no lado do Xeon. No entanto, a nível do consumo de energia, o CPU ARM vai ganhar por larga margem.

Muito resumidamente, a aposta nos chips ARM não está apenas na potencial performance que cada fabricante poderá conseguir alcançar… Mas sim na eficiência energética que a arquitetura oferece em relação ao que temos no mercado por parte da Intel e AMD.

As empresas querem apostar no ARM, porque é possível processar a mesma quantidade de informação, com uma conta elétrica significativamente mais baixa. Aliás, é exatamente por esta razão que o ARM reina o mundo dos smartphones, e é também por isso que a Apple quer apostar na arquitetura para o mundo dos portáteis MacBook.

Então, os chips ARM são mais lentos… Mas mais poupados? Não!

Os processadores ARM são mais rápidos em certos tipos de instruções. Isto enquanto os processadores Intel ganham noutras. A real questão aqui é que os compiladores estão agora mais eficientes, por isso, é possível aproveitar as especificidades da arquitetura ARM para conseguir um boost de performance em relação ao que temos no mercado da Intel.

Em suma, o ARM pode mesmo ser o futuro do mundo computacional, e se há empresa que percebeu isso há muito tempo, foi a Apple.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Cyberpunk 2077 foi novamente adiado para… 2077?

Ainda se lembra do anúncio de que Cyberpunk 2077 tinha chegado à fase Gold do desenvolvimento? O que por miúdos significa que estava finalizado?...

4° temporada no Fortnite? A parceria com a Marvel vai continuar!

Desde que chegou a praticamente todas as plataformas Gaming do mercado (PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch e até para o Smartphone), Fortnite tem...

Xiaomi Mi Watch Lite: de light só tem mesmo o nome!

Volta e meia a Xiaomi dá-nos muitas novidades. Na maioria dos casos, algumas de que não estamos mesmo à espera. Este não é propriamente...

A Nintendo Entertainment System (NES) fez 35 anos!

Em Outubro de 1985, a Nintendo estreou a Nintendo Entertainment System, a consola que revolucionou o mercado! Curiosamente, embora a Nintendo tenha sido fundada em...

007 tem data de lançamento! Mas está por um fio… Streaming é opção!

O mundo do cinema foi-se completamente a baixo nesta reta final do horrível ano de 2020. Devido ao adiamento de filmes como 007: Sem...