Infelizmente, o debate já não é se os jogos vão ficar mais caros, mas sim quanto e até onde vão aumentar. Está confirmado, e vai ser uma questão de tempo até ser uma “coisa” geral.
Aliás, Shuhei Yoshida, antigo presidente do mundo PlayStation, deixou isso bem claro numa entrevista recente. Para si pode parecer estranho ver os preços a aumentar, mas na opinião de quem viveu este mundo por dentro, o aumento era inevitável. Faltava apenas a desculpa certa.
Produção cada vez mais cara? Sim. Além disso, expectativas cada vez mais altas!
O mundo dos videojogos já não é tão dinâmico como foi em outros tempos. Hoje em dia fica a ideia de que apenas os grandes nomes, com grandes estúdios, conseguem ter elevados níveis de sucesso. O que acaba por fazer algum sentido, isto porque, com a combinação de inflação nos custos, com o apetite dos jogadores por experiências cada vez mais ambiciosas, a realidade é que está muito caro e complexo desenvolver jogos nos dias que correm.
Não importa se é a Sony, a Microsoft ou a Nintendo. Alguém ia sempre puxar o gatilho mais cedo ou mais tarde. Aliás, com a chegada da Switch 2 que além de mais cara também aposta em jogos mais caros, e a subida já anunciada no preço dos jogos da Xbox para 80 dólares (sim, também vai chegar a Portugal), este cenário está a tornar-se no novo normal.
Só falta a Sony… e pode ter a certeza que é algo que vai eventualmente acontecer.
Remasters, remakes e ports: o combustível escondido dos jogos AAA?
Para quem se questiona por que razão o mercado está cheio de remasters, remakes e ports para PC, a resposta é simples. É dinheiro fácil, que por sua vez ajuda a pagar os novos AAA. É uma forma de gerar receitas adicionais, permitindo que as equipas financiem projetos cada vez mais complexos sem rebentar os orçamentos.
Os serviços por subscrição e os jogos como serviço (GAAS) também entram aqui como peças chave: são pilares para manter a máquina a rodar, e a sustentar os grandes lançamentos que consomem (demasiados) anos de produção.
Podemos vir a ter uma outra surpresa grave em 2026.
Caso não saiba, GTA 6 foi adiado para a primavera de 2026. Este é um jogo que vai desafiar aquilo que ainda achamos ser o normal no mundo dos videojogos.
É provavelmente o jogo mais esperado de sempre, e como tal, se a Rockstar Games quiser pedir mais dinheiro… O jogo vai vender na mesma. Ao mesmo tempo, vai também partir os moldes do mercado. Se GTA 6 chegar caro, é provável que tudo encareça, mais cedo ou mais tarde.
Agora resta saber se os jogadores aceitam estes aumentos de preço, ou se vão votar com a carteira. O primeiro teste já aconteceu na forma da PS5 Pro, e a seguir temos a Nintendo Switch 2. É esperar para ver.