Os novos Ryzen 7000 vão trazer um GPU integrado

Apesar do crescimento simplesmente incrível que a AMD tem tido no mundo dos processadores, é inegável que algo está em falta relativamente ao que a Intel é capaz de oferecer. Afinal, há muitos anos que a grande maioria dos processadores Intel Core contam com um GPU integrado, que apesar de nem sempre ser utilizado, acaba por dar muito jeito quando chega a altura de fazer debug a um qualquer problema na nossa sempre importante máquina do dia-a-dia.

Pois bem, até aqui, ao contrário da Intel, a AMD tem apostado em GPUs integrados apenas para os seus APUs. Uma estratégia que tem mudado o mercado, ao potenciar um único chip, com um combo de CPU + GPU com muita performance à mistura, uma estratégia, que na verdade, tem todo o potencial para revolucionar o mundo dos computadores! (Link). Especialmente quando tivermos o salto para a arquitetura RNDA 3.

- Publicidade -
Mas, ao que tudo indica, esta estratégia vai mudar com os Ryzen 7000 para Desktops!

Em suma, parece que vamos começar a ver mais GPUs, em mais processadores. Vão ser GPUs bem menos poderosos relativamente ao que temos visto, mas sempre com a sua utilidade.

Os novos Ryzen 7000 vão trazer um GPU integrado

ryzen

Portanto, um dos parceiros da AMD tem um CPU (ou APU) Ryzen 7000, equipado com um iGPU, e pelos vistos, anda a fazer testes no sistema operativo Linux. Dito isto, os resultados não são obviamente impressionantes, muito graças ao facto de termos aqui um GPU muito diferente daquilo que podemos encontrar nos tradicionais APUs da AMD. Afinal, em teste, temos aqui basicamente um terço daquilo que o iGPU do Ryzen 9 6900HX é capaz de trazer para cima da mesa no Enemy Territory: Quake Wars (63.1 FPS vs 182.1 FPS).

Dito isto, o GPU em teste tem o modelo número GFX1036, ou seja, é baseado na arquitetura gráfica RDNA 2. Contudo, temos de salientar que é uma versão extremamente limitada de um GPU RDNA 2, pensada apenas para produtividade ou consumo leve de multimédia.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Quer ver GPUs em todos os processadores Ryzen? Para finalmente conseguir fazer debug ao que se passa no seu PC?

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.