Até aqui, os APUs da AMD têm sido uma autêntica benção para o mundo dos PCs! Especialmente nestes últimos tempos de crise das placas gráficas, ao oferecer uma performance gráfica ‘decente’, a um preço extremamente apelativo.
Dito isto, ao que tudo indica, a AMD está prestes a aumentar ainda mais o nível de performance nestes APUs.
Sim, os recentemente lançados APUs baseados na arquitetura gráfica RDNA 2 foram inegavelmente muito interessantes, mas ao que tudo indica, a AMD tem algo ainda melhor escondido na manga. O que pode muito bem vir a tornar redundante, o lançamento e posterior compra de modelos de gama baixa.
AMD pode ser a responsável pelo fim das placas gráficas baratas
Portanto, a AMD é facilmente a rainha e senhora do mundo dos GPUs Integrados, ao conseguir conciliar o seu ‘know-how’ no mundo das placas gráficas, com o seu à vontade na parte do CPU. É exatamente por isso que a gigante Norte-Americana sido escolhida pela Microsoft e Sony para desenvolver e produzir os processadores das consolas que têm reinado o gaming, e claro, a sua gama de processadores Ryzen APU, está cada vez melhor e mais completa. É também algo que a Intel ainda não consegue replicar, sendo uma clara vantagem do ecossistema da AMD.
Mas vamos por partes!
Ainda não vimos o potencial real da aposta da AMD nos APUs!
Assim, apesar do facto de a aposta na arquitetura Vega ter sido um pouco longa de mais, a verdade é que a AMD conseguiu trazer sempre melhorias muito interessantes à tecnologia, especialmente quando foi feita a passagem para os 7nm.
Entretanto, já tivemos a passagem para a arquitetura RDNA 2 baseada no processo de 6nm da TSMC, com o lançamento dos Ryzen 6000 ‘Rembrandt’. Uma gama que trouxe ainda mais performance! Mas, ao que tudo indica, vamos ter algo ainda mais surpreendente no próximo lançamento.
A grande revolução está no que vem a seguir, ou seja, nos novos Ryzen ‘Phoenix’! Que devem estar a mais ou menos 1 ano de distância.
Estamos a falar de processadores que já vão ser baseados no processo de 5nm da TSMC, e muito provavelmente na arquitetura RDNA 3.
Dito isto, estamos a falar de iGPUs equipados com 16~24 unidades de computação RDNA, ou seja, o dobro daquilo que a Radeon 680M oferece, e o número atual de núcleos que a RX 6500 XT, uma placa gráfica de gama baixa é capaz de oferecer.
Em suma, estamos a falar de uns potenciais 6~7 TFLOPs de potência computacional, o que deixa a Xbox Series X (4 TFLOPs) a comer pó, e já começa a ameaçar os 9~10 TFLOPs da Sony PlayStation 5.
Isto sem sequer ter em conta a provável integração da 3D-Cache que já tivemos a oportunidade de encontrar no Ryzen 7 5800X3D, recentemente lançado para o mundo dos PCs Desktop.
Ou seja, muito resumidamente, num futuro muito próximo, comprar uma placa gráfica de 150~250€ vai ser completamente desnecessário! Porque consegue ter melhor, ou pelo menos uma performance similar, com o GPU integrado no seu processador.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!