Os erros que nunca deve fazer com o micro-ondas!

Nos tempos que correm um micro-ondas é algo essencial para aquecer alimentos ou bebidas em pouco tempo. No entanto apesar de parecerem fáceis de usar, podemos cometer erros sem sequer sabermos que estamos a criar problemas. Ainda por cima são coisas que podem estregar o equipamento ou deixar-nos doentes. Assim antes de carregar no botão iniciar veja os erros que nunca deve fazer com o micro-ondas.

Os erros que nunca deve fazer com o micro-ondas!

Não cobrir os alimentos

Não cobrir os alimentos é um dos erros mais comuns que tendemos a cometer. Isto não só deixará salpicos de comida dentro do micro-ondas, como também fará com que os alimentos aqueçam de forma desigual. Isto pode resultar em alimentos frios em alguns pontos e quentes noutros. Ou seja podemos queimar-nos. Cobrir alimentos com a tampa de micro-ondas ajudará na distribuição de calor. Para além disso ajuda a reter a humidade. Isto já para não falar de que evita que o estejamos sempre a limpar.

micro-ondas erros

Mas atenção ao que utiliza para os cobrir.

É que certos plásticos podem ser nocivos para o micro-ondas, uma vez que podem largar toxinas venenosas devido a um calor tão elevado. Alguns também podem derreter e deformar.

- Advertisement -

Utilizar o recipiente errado

Muitas vezes pensamos que podemos reaquecer a comida nos seus recipientes originais, mas não. Os recipientes de folha de alumínio são particularmente perigosos uma vez expostos às micro ondas, porque refletem o calor. Assim eles queimam rapidamente e em alguns casos até se incendeiam. Entretanto outros materiais como o esferovite e certos tipos de plástico podem derreter ou libertar produtos químicos e contaminar os alimentos.

micro-ondas erros

Não deixar a comida descansar

Pode estar com fome, mas não se sinta tentado a comer comida quente e vaporizada imediatamente. Semelhante à cozedura do forno, deixe os alimentos descasarem um pouco para permitir que a temperatura arrefeça. Após alguns minutos, pode desfrutar da sua refeição com segurança sem a preocupação de queimar a boca!

Colocar comida explosiva no micro-ondas

Nem todos os alimentos podem ser aquecidos num micro-ondas, e muitas vezes podem “explodir”. Alimentos como pimentos quentes (picantes), ovos ou batatas inteiras são conhecidos por explodir em altas temperaturas, e podem até pegar fogo no micro-ondas. Outro exemplo disso é o molho de tomate. Por isso cuidado com o que aquece.

Utilizar as definições de energia erradas

Enquanto muitos de nós simplesmente carregamos num botão para aquecer os nossos alimentos, quantos realmente ajustam os níveis de energia? A utilização da definição de potência correta para diferentes alimentos garante melhores resultados. Caso contrário, acabamos por ficar com pontos frios e quentes. De facto, os especialistas alertam para a utilização do botão de 30 segundos para reaquecer rapidamente os alimentos. É uma má ideia porque utiliza a potência mais alta. Se utilizarmos um nível de potência mais baixa tudo fica melhor e mais consistente.

Descongelar da forma incorreta

Os micro-ondas não são apenas ótimos para reaquecer alimentos, mas também para descongelar carnes e refeições. No entanto, não descongelar corretamente pode deixar-nos com carne parcialmente congelada ou parcialmente cozida. Normalmente tem de colocar o micro-ondas para descongelar, inserir o peso e colocar a potência mais baixa (ou 20-30% de potência). Em seguida, descongele durante 8-10 minutos, por 0,5kg. Verifique sempre a carne a cada um ou dois minutos.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.