Oops: reveladas mais de mil gravações do Assistente Google


Por em

E se os momentos íntimos e privados dos utilizadores do Assistente do Google não fossem assim tão privados? É que de acordo com a emissora pública belga VRT NWS, estes dispositivos estão a gravar os sons dos utilizadores. E além disso, estão a enviar essas mensagens para os colaboradores da Google para revisão. O Google Home é um dos vários dispositivos com o Assistente Google, que pode também ser encontrado em alguns telefones Android.

De acordo com a mesma fonte, mais de mil gravações foram reveladas a partir dessas gravações.

Ou seja, tal como o Alexa, também a Google supostamente paga para ouvir gravações do Assistente e transcrevê-las em texto.

Isso significa que, provavelmente, alguém está a ouvir o que o que o utilizador pergunta ao seu dispositivo inteligente.

A VRT NWS ouviu mais de mil trechos, 153 dos quais nunca deveriam ter sido gravadas”, explica a emissora. Em todas elas, o ‘Ok Google’ não foi claramente dado”. A mesma fonte descreve “conversas privadas, entre pais e filhos, chamadas em espera e telefonemas profissionais com informação privada“.

A Google já confirmou esta fuga num post, atribuindo i a um único revisor de língua holandesa.

As nossas equipas de segurança e privacidade estão a investigar para que sejam tomadas medidas”, escreveu David Monsees, da Google. “Estamos a realizar uma revisão completa das nossas salvaguardas, para evitar que ocorram erros de conduta como este.”

Curiosamente, a Google garante que as gravações de áudio enviadas para transcrição “não estão associadas a contas de utilizadores”. No entanto, a VRT NWS conseguiu identificar indivíduos específicos com base no conteúdo das gravações.

assistente google

Mas reconhece que dispositivos com o Assistente Google parecem gravar aleatoriamente utilizadores que não disseram “Ei, Google”. De resto, a empresa enfrentou esta realidade enquanto tentava minimizar os seus efeitos.

Raramente os dispositivos que têm o Assistente Google permitem o chamamos de ‘falsos reconhecimentos’”, acrescentou Monsees. “Isto significa que algum ruído ou palavras em segundo plano fizeram com que o nosso software interpretasse ‘Ok Google’”.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Galaxy Note 10 vai perder o sensor de monitorização cardíaca

Overwatch: A partida irá terminar caso existam ‘cheaters’ em jogo!

Seguinte