Galaxy S10

Como noticiámos recentemente a Google anunciou que o Android vai ter números de versão. Ou seja, acabaram-se as sobremesas. No entanto, agora há uma novidade ainda mais interessante. É que conforme revela o YouTuber Dudu Rocha acabou de chegar à Internet a nova versão do sistema operativo da Google juntamente com a Interface OneUI 2.0 para o Samsung Galaxy S10.

OneUI 2.0: Android 10 para o Galaxy S10 chega à Internet!

O OneUI 2.0 parece vir no seguimento da versão anterior. Pelo menos existem vários pontos em comum. No entanto, a julgar pelas alterações mínimas na aparência do OneUI mostradas no vídeo acima, hesitaríamos em chamá-la 2.0. De facto, parece ser mais uma versão inicial que tenta incorporar todas as funcionalidades obrigatórias do Android 10, como o novo sistema de navegação por gestos.

Entretanto, a Samsung também tem gestos, mas eles necessitam de ser descarregados como uma aplicação em separado da Play Store, chamada One Hand Operation+. Depois, são então aplicados ao Galaxy. Com o Android 10, no entanto, os gestos padrão de deslizar para cima, esquerda, direita, etc estão incorporados ao nível do sistema.

Entretanto, o vídeo revela também mais novidades do OneUI e alguns aspetos técnicos.

 

Esta versão inicial pode estar longe de estar concluída. Aliás conforme refere este YouTuber muita coisa pode ainda mudar. Por exemplo, o relógio que estava no OneUI 1 mas já não está no 2, ou o tamanho de letra. Ainda assim revela que a Samsung quer incorporar todas as funcionalidades do Android 10 no OneUI 2.0.

O adeus às sobremesas

Ao longo da última década, houve um total de 14 lançamentos do sistema operativo Android. Falamos concretamente dos Android 1.5 Cupcake, Android 1.6 Donut, Android 2.0-2.1 Eclair, Android 2.2 Froyo, Android 2.3 Gingerbread, Android 3.0-3.2 Honeycomb, Android 4.0 Ice Cream Sandwich, Android 4.1-4.3 Jelly Bean, Android 4.4 KitKat, Android 5.0- 5.1 Lollipop, Android 6.0 Marshmallow, Android 7.0-7.1 Nougat, Android 8.0-8.1 Oreo e Android 9 Pie.

OneUI 2.0

Os nomes possíveis para o Android Q incluíam Quiche, Quesadilla e Quinoa, mas a Google optou por simplificar as coisas drasticamente este ano ao nomear oficialmente o lançamento do Android 10. A decisão faz parte de uma tentativa de globalizar a marca do sistema operativo e tornar mais fácil para o cliente perceber se o smartphone está a  executar a versão mais recente.

O motivo é que segundo o feedback recebido os nomes de doces nem sempre eram bem compreendidos a nível global.

Apesar desta mudança, a Google vai continuar a utilizar nomes de código de sobremesas internamente. Por exemplo, o Android 4.4 KitKat era conhecido como Key Lime Pie internamente. Da mesma forma, o Android 10 dá pelo nome de Android Queen Cake internamente.

Samsung Galaxy Tab S6 é o primeiro tablet com HDR10+