OnePlus confirma recolha de dados dos utilizadores

Passaram poucos dias desde que veio à tona a notícia de que o fabricante chinês de smartphones, a OnePlus, estava a recolher dados privados dos seus clientes, incluindo do número de série equipamentos, IMEI, os endereços MAC, bem como os nomes das redes móveis e os dados das redes Wi-Fi.

Quando este facto foi tornado público, a empresa respondeu rapidamente com uma declaração, afirmando que os dados eram transmitidos de forma segura e utilizados para melhorarem a experiência do utilizador com o software. Em paralelo forneceran também uma forma de desativar essa partilha de dados.

Agora, o co-fundador Carl Pie publicou uma nota sobre o assunto, onde confirma a recolha de informações e a sua análise. No entanto, enfatizou que as informações que recolhidas, nunca foram partilhadas com terceiros.

Para além disso, informou também os utilizadores que dados como números de telefone, endereços MAC e informações WiFi já não seriam recolhidas.

Entretanto as próximas atualizações que serão lançadas para o OnePlus vão adicionar uma pequena caixa onde o utilizador pode ou nao optar por participar no programa de melhoria da experiência de utilizador. Estas alterações deverão ser introduzidas no final de Outubro.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também