A Samsung fabrica equipamentos interessantes mas a verdade é que um dos melhores aspetos é mesmo o software e neste caso a interface. É por esse motivo que todos os utilizadores estão ansiosos pelo One UI 7. No entanto a verdade é que as coisas não estão a correr muito bem para a gigante coreana. De facto, estes são os problemas principais do One UI 7 e que estão a deixar os utilizadores verdadeiramente zangados.
Informações vagas sobre a atualização
Em primeiro lugar, a Samsung não disse nada sobre a atualização do One UI 7 para smartphones mais antigos. Os novos telemóveis S25 já vêm com o One UI 7 pré-instalado. No entanto não há novidades para os telemóveis mais antigos. Este silêncio faz com que muitos utilizadores Galaxy se sintam excluídos e inseguros quanto ao que vai acontecer com os seus telemóveis.
O maior problema é que a Samsung não confirmou se os telemóveis mais antigos vão receber a atualização One UI 7. Os utilizadores de smartphones Galaxy não sabem se vão ter acesso a novas funcionalidades ou se vão ficar presos ao software antigo, ou quando vão ter acesso ao software One UI mais recente.
Como refere o conhecido site que acompanha tudo o que e Samsung, Sammyfans, os utilizadores estão muito aborrecidos nas redes sociais e nos fóruns. Queixam-se de que a Samsung não está a comunicar bem, que as actualizações estão a demorar uma eternidade e que ainda existem erros no software.
Entretanto muitas pessoas estão a começar a olhar para outras marcas porque elas (Google ou Apple) lançam actualizações de software a tempo, tornando tudo mais previsível.
Problemas na aplicação One UI Home
A aplicação One UI Home, que gere o ecrã inicial, tem causado alguns problemas aos utilizadores. De acordo com os relatórios, existem problemas como o desaparecimento de ícones, a reorganização aleatória de aplicações e a instabilidade na navegação no ecrã inicial.
A Samsung avisou os utilizadores que participaram no programa beta do One UI 7. Os utilizadores da versão beta enfrentam uma potencial perda de dados ou instabilidade do dispositivo se não tomarem medidas específicas antes da transição para a versão estável.
Se estiver a utilizar a versão mais recente, a transição para a versão estável será mais fácil e sem esforço.
Se estiver a utilizar uma versão Beta mais antiga, poderá ter problemas, o que o levará a fazer o flash manual do firmware oficial através de um PC, o que removerá todos os dados do seu dispositivo.
Atrasos nos patches de segurança
A Samsung lançou o Galaxy S25 Ultra em 22 de janeiro de 2025, o dispositivo está a executar o One UI 7, mas com um patch de segurança desatualizado. O dispositivo tem um patch de segurança de dezembro de 2024.
Ou seja, o equipamento que é vendido pela Samsung como o telemóvel do ano ainda tem uma atualização de segurança de há dois meses. O atraso no lançamento dos patches de segurança de fevereiro para a série Galaxy S25 deixa estes dispositivos vulneráveis a exploits conhecidos.
Entretanto nos detalhes do patch de segurança de fevereiro de 2025 do Android, há um grande problema. Uma vulnerabilidade de dia zero que já está a ser utilizada por hackers. A Google avisou toda a gente que este problema, chamado CVE-2024-53104, está a ser utilizado em alguns ataques direcionados. Este problema interfere com a forma como o Android lida com os frames de vídeo, o que pode fazer com que a memória do seu telemóvel fique fora de controlo.
O Galaxy S25 Ultra e o One UI 7 deveriam ser fantásticos, mas o atraso no lançamento da atualização tem sido muito mau para os utilizadores de smartphones Samsung. A Samsung precisa de corrigir isto rapidamente para reconquistar os seus utilizadores.
A verdade é que a Samsung precisa de atualizar a segurança mais rapidamente e testar melhor o software antes de o lançar.