O início do ano representa normalmente um bom mês para a Samsung. Isto porque coincide com a chegada de novos equipamentos. Tivemos em janeiro o lançamento do Galaxy S25, mas Fevereiro pode não ficar atrás. Vai chegar o One UI 7 com Android 15 e pode representar uma grande oportunidade para a gigante coreana, acusada de falta de inovação nos seus smartphones. Embora tudo se esteja a preparar para correr bem a verdade é que o lançamento do One UI 7 pode representar um grande problema.
One UI 7 da Samsung: uma revolução na Internet mas com um problema
Embora a Google tenha sido o parceiro da Samsung no desenvolvimento e lançamento do S25, com o Gemini agora tão proeminente quanto o Galaxy AI no telefone, nem tudo foi perfeito. A atualização de segurança do Android deste mês inclui uma falha grave que pode e está a ser explorada por criminosos. No entanto a correção está atualmente ausente da sua atualização de segurança de fevereiro.
A Google avisa os utilizadores do Android que a vulnerabilidade CVE-2024-53104 “pode estar em exploração de forma limitada e direcionada”. Esta vulnerabilidade afecta o kernel Linux do Android, que não trata corretamente os frames de vídeo, podendo provocar instabilidade na memória. Atualmente, está a explorar-se em ataques direcionados, mas a história sugere que pode expandir-se à medida que os utilizadores aguardam a correção.
Há outra correção de segurança crítica na atualização do Android e esta também está em falta.
A CVE-2024-45569 é uma correção da Qualcomm e, portanto, só se aplica a dispositivos com seus chipsets relevantes. A Samsung tende a incluir essas correções de componentes de terceiros um mês depois do Google e, portanto, esta provavelmente só se resolve em março.
Uma grande má notícia
A má notícia para os novos compradores do Galaxy S25 é que a atual atualização de firmware inclui apenas a atualização de segurança de dezembro. É provável que isso se resolva rapidamente mas ainda não aconteceu. E irá realçar o processo de atualização irregular que continua a frustrar os utilizadores.
A atualização de fevereiro chegou aos Pixel e, embora possa demorar uma semana a chegar a toda a base de utilizadores, normalmente é mais rápida. Também é bastante previsível. A situação é muito diferente no lado da Samsung.
A Samsung posicionou o One UI 7 como uma importante atualização de segurança e privacidade, e o seu dispositivo fica melhor quando for atualizado. No entanto é pena vir logo com esta falha grave.