Inicio Android (Especial) Onde está a inovação no mundo dos smartphones?

(Especial) Onde está a inovação no mundo dos smartphones?

Quando foi o último grande lançamento de um smartphone topo de gama que o deixou de queixo caído? Ou seja, quando é que viu um novo smartphone com uma característica que tinha mesmo de ter na sua mão, assim que as primeiras unidades chegassem ao mercado?

Não é novidade para ninguém que as grandes fabricantes estão numa constante guerra para oferecer as melhores especificações possíveis do mercado, de forma a tentae chamar a atenção dos consumidores. Contudo, é fácil chegar à conclusão que já não temos muitas fabricantes dispostas a tomar riscos sérios. No fundo, a guerra das especificações e funcionalidades existe, mas acaba por ser apenas uma evolução iterativa em vez de revolucionária.

(Especial) Onde está a inovação no mundo dos smartphones?

inovação smartphones

Portanto, nos bons velhos tempos, os fãs do mundo tecnológico ficavam presos aos ecrãs e aos meios noticiosos tech mais importantes da altura, de forma a saber no imediato todas as novidades! Ou seja, que componentes novos e funcionalidades incríveis iríamos receber na nova geração de aparelhos.

Aliás, até mesmo na altura em que começámos a receber menos coisas novas, ainda era possível ver as margens a desaparecer, a qualidade de imagem a aumentar, e ainda a performance fotográfica a meter o mercado de câmeras dedicadas em risco… Acima de tudo, era possível pegar num aparelho do ano passado numa mão, e outro aparelho deste ano noutra, e ver as diferenças.

Algo que infelizmente não acontece em 2020. As diferenças entre os P40 Pro e P30 Pro, S20 e S10 ou até iPhone 11 e iPhone Xs, são insignificantes para a maioria dos utilizadores.

Infelizmente, podemos até dizer que os telemóveis mais recentes estão cheios de coisas que à primeira vista parecem brutais, mas que na realidade nunca iremos tirar o proveito máximo. Temos uma quantidade de memória RAM digna de um PC Gaming de topo, sensores com Megapíxeis para dar e vender, e até um poder de processamento digno de um computador portátil bastante decente. Tudo coisas que parecem interessantes, mas que na verdade apenas serve para competir no marketing, e claro, para aumentar os preços.



Mas calma… Ainda existe inovação no mercado de smartphones!

Sim, ela existe, contudo… Não a irá encontrar no mercado de gama alta.

Como por exemplo, a elevada taxa de atualização de frames dos ecrãs OLEd dos novos topo de gama. Foi algo adotado primeiramente pelo nicho dos smartphones Gaming, e apenas agora levado para o mainstream.

Falando disto, temos também de olhar obrigatoriamente para o mercado Chinês, que está a ser capaz de apresentar características técnicas a um preço bastante mais em conta em relação às grandes do mercado. Aqui posso falar do RealMe X2 Pro, do Mi 9T Pro, e até do Mi 10 5G, que conseguem rivalizar com a grande maioria dos topos de gama, a um terço do preço.

Entretanto, os fãs continuam a sonhar com topos de gama brutais, com designs revolucionários… Basta olhar para os concepts do novo iPhone ano após ano. Que claro está, nunca se transformam em realidade.

inovação smartphones

A Samsung é um exemplo de inovação nas gamas altas com o Galaxy Fold e Galaxy Z Flip! No entanto, ao mínimo erro, é imediatamente crucificada!

Isto acaba por ser também um pouco injusto para as fabricantes, visto que estamos prontos a criticar por não trazerem nada de novo para cima da mesa, mas também estamos logo prontos para destruir qualquer esforço fora da caixa, como é o exemplo do Galaxy Fold, a primeira grande experiência no mundo dos telemóveis, que como deve saber, correu um pouco mal para a gigante Sul Coreana.

Em suma, nós também somos culpados pela falta de inovação…  É que apesar da inovação gerar excitação, existem sempre uma grande diferença entre algo chegar ao mercado, e algo chegar perfeito ao mercado.


(Especial) Onde está a inovação no mundo dos smartphones? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Entretanto, meta a Leak como favorito no Google Notícias, para nunca perder uma notícia nossa. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

MIUI 13: veja os smartphones Xiaomi que o vão receber!

Sempre que se fala de uma nova versão do MIUI, a Internet começa logo a ferver. Isto não é de estranhar. É que todos...

Se tem um smartphone Huawei vai mudar de sistema operativo!

Muito se tem falado da Huawei, do Android e de sistemas operativos adicionais. Algo que começou com a embirração de Trump face à gigante...

Motorola junta-se à Montblanc para um Razr 5G especial!

O Motorola Razr 5G foi anunciado na China há algumas semanas e no primeiro dia de venda esgotou em apenas dois minutos. Agora, a...

(Especial) Quanto custa um PC ao nível da PlayStation 5?

Quanto custa um PC ao nível da PlayStation 5? - A grande vantagem do mundo das consolas passa pelo facto de serem mais simples,...

La Casa de Papel: Casal da série está num impasse!

La Casa de Papel é sem dúvida nenhuma uma das séries que mais sucesso teve nos últimos anos, e que mais água na boca...