Microsoft Office: como transformar imagem em texto no Word

Por vezes temos um documento em papel e dava mesmo jeito editarmos ou aproveitarmos o texto que lá está. Podemos sempre digitalizar e tirar uma foto ao documento. Mas e depois? Nas próximas linhas vamos explicar-lhe como pode extrair texto de imagens, mesmo que estejam no formato JPEG. Assim isto é válido para converter qualquer PDF imagem em texto ou transformar texto de imagem em Word.

Microsoft Office: como transformar imagem em texto no Word

Em primeiro lugar abra o Microsoft Word. Depois vá ao menu Inserir e escolha Inserir imagem a partir de este dispositivo.

Word texto imagem

Entretanto depois é só indicar onde está a imagem que pretende inserir. No meu caso tirei uma foto a um documento que acompanha um jogo apenas para testar. Quando inserir a imagem fica semelhante ao screenshot disponível abaixo.

Word texto imagem

Agora será necessário guardar a imagem como PDF. Para isso vá a ficheiro e escolher Guardar Como.

Word texto imagem

Entretanto escolha a localização e depois tem de selecionar guardar o ficheiro como PDF.

Word texto imagem

Agora vamos abrir o ficheiro PDF que acabámos de criar. Para isso vá a ficheiro, abrir e indique a localização. No entanto, não se esqueça que terá de abrir o documento PDF.

Word texto imagem

Quando abrir surge um aviso a dizer que o documento será convertido para um formato editável, o que poderá levar algum tempo.

Word texto imagem

E pronto agora verá que já tem o documento no formato texto e pode editar.

Word texto imagem

Assim como vê não é complicado extrairmos texto a partir de um ficheiro de imagem com o Microsoft Word.

Para fazer este processo não necessita de estar a digitalizar este documento através de uma impressora com scanner ligada ao computador. Pode fazê-lo facilmente com o smartphone utilizando o Google Fotos como intermediário, ou outro qualquer.

Eu por exemplo, tirei a foto com o smartphone ao papel. Depois transferiu-se para o Google Fotos. A seguir através do browser no computador acedi ao Google Fotos e descarreguei a imagem para o ambiente de trabalho. A seguir introduzi essa imagem no Word.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia também