O truque da lata deixa a sua rede sem fios mais rápida!

Quando a nossa rede sem fios fica mais lenta há vários truques que podemos experimentar. É possível movermos o router, ou tirá-lo de ao pé de outras coisas que podem fazer interferências. Mas já ouviu falar do truque da lata que pode fazer com o seu router Wi-Fi? O YouTube está cheio de vídeos que falam dele. O jornal Inglês Daily Mirror resolveu testar se este truque funciona e os resultados foram significativos! Mas atenção porque tem de ter alguns cuidados.

O truque da lata deixa a sua rede sem fios mais rápida!

Quando a nossa rede sem fios fica mais lenta há vários truques que podemos experimentar. É possível movermos o router, ou tirá-lo de ao pé de outras coisas que podem fazer interferências. Mas já ouviu falar do truque da lata que pode fazer com o seu router Wi-Fi? O YouTube está cheio de vídeos que falam dele. O jornal Inglês Daily Mirror resolveu testar se este truque funciona e os resultados foram significativos! Mas atenção porque tem de ter alguns cuidados.

Primeiro beba a cerveja. Depois, utilizando uma faca afiada ou tesouras (é boa ideia utilizar luvas de proteção) tem de cuidadosamente remover a base da lata da cerveja. Depois faça ao mesmo ao topo mas não retire tudo. Isto porque vai servir para posicionar a lata atrás do seu router.

Foto: Mirror

Depois abra a lata para fazer uma espécie de escudo e coloque-o na parte traseira do seu router Wi-Fi.

Uma vez que a lata é feita de alumínio vai fazer com que o sinal seja realmente aproveitado e como resultado disto vai acelerar a sua rede. Caso contrário e especialmente se tem o router perto da parede, muito do sinal seria absorvido.

O jornal Mirror realizou um total de 8 testes de velocidade – 4 com a lata na parte traseira do router e 4 sem a lata. Surpreendentemente, todos os testes com a lata colocada atrás do router foram mais rápidos.

De facto, a velocidade média da rede sem fios com a lata foi sempre de 355 Mbps. Sem a lata eram 321 Mbps. Ou seja, cerca de 30 Mbps mais lento. O download mais rápido registado foi de 373 Mbps, velocidade conseguida com a utilização da lata. A velocidade mais lenta foi de 314 Mbps e foi registada sem a lata.

Claro que uma lata de cerveja enrolada à volta do seu router não é a coisa mais bonita das vistas e não a recomendamos como solução a longo prazo. Também não é uma boa ideia se tiver crianças em casa pois as extremidades cortadas podem ser afiadas.

No entanto, prova que fazer pequenas alterações pode aumentar a velocidade em casa.

Não quer recorrer a este truque? Existem outras formas!

Reiniciar automaticamente o router

A maioria dos routers mais recentes não precisam de ser reiniciados regularmente. Mas, como a maioria das pessoas sabe por vezes pode ser importante para restaurarmos a nossa ligação e conseguirmos melhor velocidade. Entretanto, neste campo, quem tem alguns equipamentos mais avançados ou firmwares como o DD-WRT têm uma vantagem. Podem agender reinícios para determinadas horas. Por exemplo, pode programar o router para reiniciar quando está a dormir, por exemplo, às quatro ou cinco da manhã

truque da cerveja router

No entanto, se se encontrar a reiniciar regularmente o router, as opções de firmware DD-WRT e Tomato têm opções de reinicialização cronometradas. Desempare-o uma vez por dia enquanto dorme, e nunca vai notar o tempo de inatividade enquanto o router desliga e recomeça.

Mude a antena

Uma maneira simples de tornar um router mais rápido é comprar uma nova antena. A maioria permite esta alteração. Dito isto, as que vêm de base com os routers nem sempre são as melhores. Se optar por comprar amplificada os ganhos serão ainda maiores. Mais alcance e velocidade sem ter de estar a trocar de equipamento.

acelerar router

Altere o canal

O canal que o seu router utiliza afeta as capacidades Wi-Fi. Dito isto, há um número limitado de canais Wi-Fi dentro de cada banda. Se muitos routers numa área pequena tentarem usar o mesmo canal Wi-Fi e estejam na mesma banda sentirá interferências, o que pode resultar numa ligação Wi-Fi muito mais lenta.

acelerar router

Felizmente, existe solução. Se tiver acesso às definições de administração do seu router Wi-Fi, pode ajustar manualmente a seleção do canal de router Wi-Fi numa tentativa de encontrar um canal mais silencioso e livre de interferências.

Como mudar o canal da banda 2.4GHz

Se procura aumentar a velocidade Wi-Fi, mudar de canal pode garantir mais velocidade. Mas há duas coisas que tem de fazer primeiro. A primeira é descobrir os canais Wi-Fi mais movimentados e sossegados à sua volta. Isto através de uma app que analisa os sinais Wi-Fi. É verdade que existem alguns routers que nativamente fazem isso mas é mais comum ser necessária uma app.

A app para Android que referimos abaixo é muito boa para este efeito.

Network Analyzer
Network Analyzer
Developer: Jiri Techet
Price: Free

acelerar router

A segunda coisa é descobrir o endereço IP do seu router Wi-Fi. Sem ele, não poderá aceder ao seu router para ajustar as definições do canal Wi-Fi. Uma vez que o tenha, insira o endereço IP na barra de endereços do browser e prima Enter. Depois deve surgir a página de login do router e é só introduzir as credenciais. Em alguns dos casos e se não as mudou estão debaixo do router.

Agora as instruções variam de router para router, mas normalmente, será assim.

Localize as suas definições de Wi-Fi, normalmente encontradas em Definições Sem Fios, Wi-Fi ou Avançadas.

Localize as opções de Wi-Fi de 2,4GHz e, em seguida, as opções de canal Wi-Fi.

Escolha um novo canal Wi-Fi de 2.4GHz.

Por exemplo no router da Huawei que serve as ligações Vodafone e outras basta entrar no router, escolher configuração avançada. A seguir vá a opção WLAN e escolhe Rede 2.4GHz (avançada).

Aí como mostra a imagem abaixo podemos mudar de canal. Devemos escolher aquele que a app mostrou como estando menos ocupado.

acelerar router wi-fi

Se estiver muito perto do router talvez seja boa ideia optar por utilizar uma rede 5GHz. Assim o princípio é o mesmo. É só escolher rede 5GHz e depois o canal. Não se esqueça que se estiver mais longe é preferível usar uma ligação de 2.4GHz.

Atualize o router

Uma das formas mais negligenciadas de maximizar a velocidade do router é garantir que ele está sempre a executar o software e firmware mais recentes do fabricante.

Claro, as atualizações são normalmente correções de segurança e não vão alterar por completo a velocidade. No entanto, cada ganho incremental pode ajudar. Se não tiver atualizado há algum tempo, as diferenças poderão ser ainda mais.

Altere a localização do router

O posicionamento do router é algo muito importante para termos uma boa ligação Wi-Fi em casa. Se tivermos o router perto da cozinha e só aí passar para outras partes da casa podemos acabar por ficar com a rede Wi-Fi lenta. E a grande questão é que nem nos apercebemos disto. É que na realidade e de acordo com um fornecedor de banda larga britânico, 90% das pessoas não sabem que há um eletrodoméstico que interfere muito com a nossa rede Wi-Fi e torna tudo mais lento. Especialmente se o Router estiver por perto.

De facto, o eletrodoméstico que mais pode interferir com o nosso sinal Wi-Fi é o frigorífico. Isto devido aos sinais rádio que emite. Desse modo interfere com a banda larga e consecutivamente com as velocidades de Internet Wi-Fi nas outras partes da casa.

rede Wi-Fi lenta

Quem então tem uma casa com a sala junto à cozinha e o router está muito perto do frigorífico terá mais problemas. O melhor será sempre colocar o router numa zona alta e onde possa ter menos coisas à volta. É que há outros equipamentos em casa que podem interferir com o sinal, incluindo telefones sem fios e até aqueles sistemas que utilizamos para monitorizar o quarto do bebé.

Escusado será dizer que para além disso existem outros fatores que podem interferir com isto. Inclusivamente as muitas redes Wi-Fi dos vizinhos que temos à nossa volta.

Verifique a utilização da banda larga

Se descobrir que as suas velocidades Wi-Fi caem em determinadas horas do dia, então é possível que o software ou outros dispositivos estejam a consumir a sua largura de banda. Grandes downloads, streaming de vídeo ou jogos online podem ser os principais responsáveis.

Pode descobrir isto através do router ou de alguma aplicação. O Capsa é uma excelente app grátis para este efeito.

O malware também pode ser o culpado pelas suas velocidades lentas, por isso certifique-se de ativar a proteção e executar uma varredura antivírus.

Com estas dicas vai conseguir, sem dúvida, acelerar o seu router Wi-Fi.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados