Inicio Hardware Já temos novos AMD Ryzen 5000 a Caminho? Sim! Mas...

Já temos novos AMD Ryzen 5000 a Caminho? Sim! Mas…

Caso não saiba novos leaks sobre os novos APUs AMD Ryzen acabaram de surgir na web!

Algo muito curioso, visto que os APUs AMD Ryzen 4000 acabaram de chegar ao mercado, muito antes das versões para o desktop com o mesmo nome.

Dito tudo isto, graças a Patrick Schur , já temos uma ideia do que esperar da nova linha “Van Gogh” Ryzen 5000, que é voltada para dispositivos low power ou seja de alta eficiência, como notebooks e híbridos.

ryzen 5000 está

Embora já tivéssemos conhecimento da sua possível existência desde o início deste verão, não existiam muitas informações acerca das suas capacidades e novidades.

Ademais, como já era previsto, a linha de APUs passa agora a fazer proveito da recente arquitetura Zen 3 de 7nm, que não só traz grandes ganhos na performance, como também irá aumentar significativamente a eficiência do processador. Além disto, vamos finalmente poder encontrar um iGPU baseado na arquitetura Navi, o que possivelmente é a parte mais interessante no meio de tudo isto.

Segundo o tweet de Patrick Schur, os novos APUs podem usar memória RAM LPDDR5

Portanto, isto não só trará um aumento nas velocidades de transferência, como também uma eficiência energética melhorada em relação ao LPDDR4 e LPDDR4X.

Além disto, temos ainda de salientar uma clara melhoria do TDP, que de acordo com os rumores estão na faixa dos 7,5 a 18 watts!

Um TDP tão baixo é muito bem-vindo para dispositivos de baixa potência. Assim, um dispositivo que usufrua da linha Van Gogh pode contar com consumo energético mais reduzido.
Para efeito de comparação, o modelo básico do Ryzen 4000, como por exemplo o AMD Ryzen 3 4300U consome entre 10 a 25 watts!

Para quando os APUs AMD Ryzen 5000 “Van Gogh”?

Ainda não sabemos quando é que estes produtos chegam ao mercado. Contudo, considerando que a AMD anunciou os seus mais recentes APUs Ryzen 4000 no final de julho, é provável que o mesmo se repita em 2021.

Em suma, começamos a ver cada mais leaks a sugerir um avanço tremendo na performance e eficiência destes APUs AMD. Será que estamos a chegar a um ponto em que o utilizador comum irá deixar de necessitar de uma placa gráfica dedicada?


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
David Piçarra
Tudo começou quando me ofereceram um Discman avariado, a curiosidade de o colocar a funcionar despertou em mim o interesse pelo infinito mundo da tecnologia! Desde as novidades ao retro, eu estou lá para saber tudo.

Leia também

O Facebook quer ser a aplicação de mensagens ‘default’ do iPhone!

Há muitos anos que o Facebook deixou de ser uma simples rede social, estamos a falar de uma gigantesca empresa detentora da maior rede...

HarmonyOS 2.0 prepara-se para atacar PCs, TVs e smartphones

A Huawei resolveu assinalar o aniversário do lançamento da primeira Smart TV da Huawei com o sistema operativo Hongmeng, ou se preferir, HarmonyOS. A...

(Rumor) Marvel’s Spider-Man na PS Plus de Outubro!?

O exclusivo Sony PlayStation 4 'Marvel's Spider-Man' é na opinião de muitos jogadores, um dos melhores jogos da atual geração de consolas! Sendo também...

Os novos iPhone 12 irão ser anunciados no dia 13 de Outubro!

Normalmente, quando não temos uma epidemia às costas, a Apple apresenta e lança os seus novos iPhones em setembro! Ao patrocinar um gigantesco evento...

Google Play Store: descobertas novas apps perigosas! Apague já

Existem descobertas que surgem quando menos esperamos, inclusive na Play Store. De facto, uma rapariga de 12 anos que vive na República Checa estranhou...