As portas USB coloridas podem ter significados específicos. Assim, muitas vezes, a cor de uma porta USB pode dizer-lhe sobre as capacidades específicas que a porta tem. No caso de uma porta USB amarela, ela faz parte de um esquema de codificação de cores criado pelo USB Implementers Forum. A organização implementou o código de cores como parte do padrão USB; mesmo uma porta USB preta tem um significado, em vez do equívoco comum de que é genérica. Uma porta USB azul significa uma porta USB 3.0 que transfere a velocidades até 5 gigabits por segundo (Gbps), enquanto a preta significa a antiga USB 2.0, que transfere a velocidades mais lentas. Então, o que significa uma porta USB amarela?
O que significa uma porta USB amarela?
Se vir uma porta USB amarela, normalmente significa que a porta é capaz de fornecer energia passiva para além da transferência de dados. Isso significa que não só carregará um dispositivo ligado, como continuará a fazê-lo mesmo quando o computador estiver desligado. No entanto, as suas velocidades de transferência de dados podem ser inferiores às de uma porta vermelha. Uma porta USB tipo A amarela é essencialmente a mesma coisa que uma porta USB vermelha, que é utilizada para marcar portas que estão em conformidade com as normas USB 2.0 ou USB 3.0. Isto significa que pode transferir pelo menos 5 Gbps de dados, ou até 20 Gbps em alguns casos. Por último, uma porta USB azul também é USB 3.0, mas não é uma porta de carregamento e suspensão.
Tenha cuidado para não confundir uma porta USB amarela com uma porta USB laranja. Ambas transportam energia passiva ou “sempre ligada”. No entanto podem ter velocidades de transferência de dados diferentes. A cor laranja tende a ser especificamente USB 3.0 e é frequentemente vista em equipamentos industriais. Outra distinção que vale a pena fazer é que este esquema de codificação de cores só se aplica a USB Tipo A e Tipo B (o tipo de porta em forma de quadrado comprimido).
Quando se trata de USB-C, que é extremamente predominante em novos computadores portáteis, computadores de secretária, smartphones e muito mais, a funcionalidade não está ligada ao código de cores. Em vez disso, a versão USB suportada (2.0, 3.1, etc.) determina a funcionalidade de uma porta USB-C. No entanto, algumas empresas podem ainda optar por codificar por cores as portas USB-C. Embora algumas adoptem o esquema oficial de codificação por cores das normas USB-A, outras aplicam o seu próprio esquema de cores, acrescentando uma nova camada de confusão.