O que preferem os utilizadores Android num telemóvel?


Por em

O AnTuTu divulgou dados referentes às preferências dos utilizadores de smartphones Android, com base no mês de maio de 2018. Os dados abordagem preferências como tamanho e resolução de ecrã, preferência pela dimensão da RAM, capacidade de armazenamento e sistema operativo. Importa salientar que este estudo tem em conta as preferências dos utilizadores em todo o mundo e não apenas na China.

Antes de olharmos propriamente para os dados, é importante referir que as estatísticas dos últimos meses revelam que a maioria dos utilizadores prefere smartphones com ecrãs 5,5 polegadas. De facto, isto continua a ser a  primeira escolha para a maioria dos utilizadores, o que corresponde a 19,58%. No entanto esta é uma tendência decrescente. É que os novos dados revelam uma maior procura por dispositivos com painéis de 6 polegadas (onde se incluem também os de 5,99).

Olhando para a velocidade com que os dispositivos com ecrãs de 6 polegadas estão a ser lançados, esta categoria deverá ultrapassar, em breve, a dos modelos de 5.5, no que diz respeito à popularidade.

Resolução do ecrã

As pessoas procuram sobretudo dispositivos com uma proporção de 1080×1920 pixéis. De facto esta tendência é apoiada por 38,34% das pessoas. No entanto, as resoluções de 1080 x 2160 pixéis e 1080 x 2280 pixéis já alcançam 20,19% e 6,36%, respectivamente.

Memória

No que diz respeito à memória, o gráfico revela que a maioria dos utilizadores ainda prefere a capacidade de 4 GB de RAM, como se observa pelos 33,90%. Ao mesmo tempo, os 6 GB de RAM são igualmente populares com uma  percentagem de 29,73%.

Em paralelo, os smartphones com 8GB de RAM estão a tornar-se cada vez mais populares, pois representam 5,19%. Já a preferência por dispositivos de 2GB continua a diminuir. Ainda é possível encontrar smartphones com 1GB de RAM e até 512MB. São esses os 6,21% que apresentam no gráfico.

Capacidade de Armazenamento

Normalmente, a RAM e a ROM funcionam juntas e, como a RAM de 4 GB é popular, não é surpresa nenhuma que a maioria dos utilizadores prefira 64 GB. Na prática representa 43,78% das escolhas.

Surpreendentemente, a capacidade de 128 GB já faz as preferências de 19,34%. enquanto a de 32 GB detinha 20,52% da opção preferida.

Núcleos do processador

O gráfico inclui até aspectos como o número de núcleos que está presente na categoria dos processadores mais populares. Como não é de estranhar os Octa-core dominam o mercado. Os chipsets mais populares, como os Snapdragon 845, o SD 660, o SD636 e os ​​Kirin 970, são todos processadores Octa-core. Por outro lado, o uso do chipset Hexa-core continua a diminuir com menos de 2% de participação.

Versão Android

Ao nível do sistema operativo a maior participação é o Android 8.0.0 com 26,9%. Ao mesmo tempo, o Android 8.1.0 atinge 17,22%. Juntando-as o Android Oreo consegue 44%. O Android Marshmallow desapareceu completamente dos gráficos, juntamente com outras versões como o Lollipop e KitKat que atingem 19,95%.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas
Anterior

Hisense HLTE210M aparece na TENAA com ecrã de 6 polegadas

Twitter declara guerra ao spam e às contas maliciosas

Seguinte