O que fazer quando lhe apetece comer compulsivamente? Fome ou Stress?

Doce, docinho ou o pacote inteiro? É fundamental ter alguma defesa contra episódios de “fome emocional”. Quando inconscientemente nos apetece meter uma meia preta com buracos na cabeça… E assaltar a despensa ou frigorífico sem que ninguém se aperceba!

Saber o que comer quando nos vamos auto-sabotar.

fome emocional

Não desespere, há solução!

fome emocional

É fundamental ter noção se a sua ‘fome emocional’ está mais dirigida a uma tristeza emocional ou, pelo contrário, a um stress profissional.

Dito isto, há que entender em que situação está!

Se se encontra num desespero emocional e tudo o que deseja é algo doce! Algo que o aconchegue, nesse caso encontra-se na situação 1.

Por outro lado, se está nervoso ou ansioso e quer trincar, seja o que for, por exemplo se lhe apetece umas bolachas (e não tanto um gelado), definitivamente está na situação 2.

Seguimos então para as alternativas:

Situação 1

fome emocional

Para quem está numa fase mais emocional e triste, há que ter mais amor próprio e não se culpar tanto! Dê-se à liberdade de comer uma alternativa docinha sem ter culpa.

  • Chocolate sem açúcar: É adoçado com maltitol e compra-se na maioria das grandes superfícies, na área saudável, com bastante facilidade.  Há várias linhas, com amêndoa, de leite, preto, etc…
  • Iogurte magro com canela e 3 bolachas sem açúcar: Esta alternativa é espetacular, uma vez que vai “imitar” um doce. A dose decide você, visto que depende do momento em que está. É recomendado que a bolacha seja sem açúcar para não estimular a insulina. Por fim, o acréscimo de canela é fundamental porque é fonte de polifenóis que tendem a melhorar a sensibilidade à insulina.

É ainda de realçar que nesta situação, comer comidas quentinhas como sopa ou um prato de comida, têm bons resultados! A comida quente proporciona um conforto que numa situação de tristeza é benéfico.

Fazer umas papas de aveia com por exemplo chocolate sem açúcar é de experimentar!

Situação 2
fome emocional

Para aqueles momentos de stress, falta de tempo e também zangas no trabalho. Em suma, quando há a vontade de cerrar os dentes e ser uma trituradora de comida! O meu conselho é não esquecer de trincar.

  • Bolachas de arroz
  • Frutos secos
  • Sementes de girassol, abóbora
  • Tremoços

Conselho adicional: É o hipotálamo que regula a fome e sede deste modo, muitas vezes confundimos fome com sede! Por isso, antes de mais, beba 2 copos de água!

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Joana Morais
Desde que me conheço a área da saúde sempre me fascinou, em especial a área da fitoterapia e nutrição. Muitas vezes brincando que noutra vida fui "feiticeira" porque sou apaixonada por tudo o que têm propriedades curativas. Finalizado o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, sinto-me útil a ajudar.

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