Inicio Especiais O que fazer quando lhe apetece comer compulsivamente? Fome ou Stress?

O que fazer quando lhe apetece comer compulsivamente? Fome ou Stress?

Doce, docinho ou o pacote inteiro? É fundamental ter alguma defesa contra episódios de “fome emocional”. Quando inconscientemente nos apetece meter uma meia preta com buracos na cabeça… E assaltar a despensa ou frigorífico sem que ninguém se aperceba!

Saber o que comer quando nos vamos auto-sabotar.

fome emocional

Não desespere, há solução!

fome emocional

É fundamental ter noção se a sua ‘fome emocional’ está mais dirigida a uma tristeza emocional ou, pelo contrário, a um stress profissional.

Dito isto, há que entender em que situação está!

Se se encontra num desespero emocional e tudo o que deseja é algo doce! Algo que o aconchegue, nesse caso encontra-se na situação 1.

Por outro lado, se está nervoso ou ansioso e quer trincar, seja o que for, por exemplo se lhe apetece umas bolachas (e não tanto um gelado), definitivamente está na situação 2.

Seguimos então para as alternativas:

Situação 1

fome emocional

Para quem está numa fase mais emocional e triste, há que ter mais amor próprio e não se culpar tanto! Dê-se à liberdade de comer uma alternativa docinha sem ter culpa.

  • Chocolate sem açúcar: É adoçado com maltitol e compra-se na maioria das grandes superfícies, na área saudável, com bastante facilidade.  Há várias linhas, com amêndoa, de leite, preto, etc…
  • Iogurte magro com canela e 3 bolachas sem açúcar: Esta alternativa é espetacular, uma vez que vai “imitar” um doce. A dose decide você, visto que depende do momento em que está. É recomendado que a bolacha seja sem açúcar para não estimular a insulina. Por fim, o acréscimo de canela é fundamental porque é fonte de polifenóis que tendem a melhorar a sensibilidade à insulina.

É ainda de realçar que nesta situação, comer comidas quentinhas como sopa ou um prato de comida, têm bons resultados! A comida quente proporciona um conforto que numa situação de tristeza é benéfico.

Fazer umas papas de aveia com por exemplo chocolate sem açúcar é de experimentar!

Situação 2
fome emocional

Para aqueles momentos de stress, falta de tempo e também zangas no trabalho. Em suma, quando há a vontade de cerrar os dentes e ser uma trituradora de comida! O meu conselho é não esquecer de trincar.

  • Bolachas de arroz
  • Frutos secos
  • Sementes de girassol, abóbora
  • Tremoços

Conselho adicional: É o hipotálamo que regula a fome e sede deste modo, muitas vezes confundimos fome com sede! Por isso, antes de mais, beba 2 copos de água! Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Joana Morais
Desde que me conheço a área da saúde sempre me fascinou, em especial a área da fitoterapia e nutrição. Muitas vezes brincando que noutra vida fui "feiticeira" porque sou apaixonada por tudo o que têm propriedades curativas. Finalizado o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, sinto-me útil a ajudar.

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...