O que é um “glitch”? Como é que continuam a aparecer em alguns jogos?

A origem da palavra glitch vem da língua Alemã, tendo como significado principal escorregar ou deslizar. No entanto, parece que na parte electrónica a palavra tem um significado diferente. Afinal de contas, se por acaso joga algum tipo de jogo na PS4, Xbox, PC, Switch ou até no telemóvel, é bem provável que já tenha ouvido falar da palavra, e tenha uma ideia daquilo que significa neste mundo.

Dito isto, estes “glitches” podem acontecer no som do jogo, na imagem ou até mesmo na jogabilidade, na maioria das vezes sem nenhuma razão aparente. (E outras vezes de forma propositada, quando faz algo que supostamente não deveria acontecer no jogo). Portanto, se por acaso já conseguiu atravessar paredes, viu objetos a flutuar ou coisas que simplesmente desapareceram do nada… Então é porque já passou por um glitch.

O que é ao certo um “glitch” e porquê que aparece em alguns jogos?

Portanto, estamos a falar de um termo cada vez mais utilizado pela comunidade dos videojogos para mencionar qualquer tipo de falha dentro do próprio jogo, aquilo que é na verdade um simples ‘bug’. Aliás, caso não saiba, o termo bug é utilizado no mundo dos computadores há dezenas de anos, sendo originalmente usado para indicar a existência de insetos, ratos, ou o que quer que seja dentro das gigantescas máquinas de há muitos anos atras. Ao fim ao cabo, antigamente, um simples PC era capaz de ocupar uma sala inteira. Hoje em dia, um ‘bug’ é simplesmente uma falha ou conflito no código que serve como base do software, neste caso, dos jogos.

Assim, da mesma forma que até o Windows 10 fica cheio de bugs quando sai uma atualização, os jogos estão agora tão complexos, que além dos ‘glitches’ existentes na versão de lançamento, é também muito provável que qualquer atualização venha estragar aquilo que funciona corretamente. E é exatamente por essa mesma razão que existem servidores de teste, de forma a detetar no imediato se alguma coisa foi mal feita pela equipa de desenvolvimento.

Dito isto, como deve saber, existem muitos jogadores que utilizam estes “glicthes” a seu favor dentro do próprio jogo!

Às vezes tornando-se imortais, colocando-se em sítios impossíveis de chegar ou até mesmo estragando todo um Server. E a esses jogadores nós costumamos chamar de “Glitchers”. Aliás, caso não saiba, a primeira ‘kill’ mundial do Lich King em Hard Mode (ICC25) no conhecido MMORPG World of Warcraft, foi removida aos jogadores na altura, devido ao facto de ter sido utilizado um ‘glitch’ que tornava o confronto mais fácil.

glitch



Em suma, embora esteja muito melhor do que há alguns anos atrás, ainda continuamos a ver muitos glitch’s ativos em quase todos os grandes jogos no mercado, especialmente naqueles que possuem um modo Online. Ao fim ao cabo, com o aumento de complexidade dos projetos, é também normal que estas coisas acabem por acontecer.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário