Se gosta de jogar, ou apenas e só ter acesso ao melhor conteúdo multimédia disponível na Internet, através de streaming, quer ter uma ligação rápida, eficiente, e sem falhas. Porém, isto nem sempre é possível, pois até no melhor pano cai a nódoa.
Por isso, com a ajuda da Devolo, hoje vamos aprender um pouco acerca da Latência, ou seja, o afamado Lag.
O que é o Lag? Aprender a otimizar a latência é fácil e dá jeito
O que é exatamente a latência? Muito resumidamente, é o tempo de resposta num qualquer pedido feito numa ligação à Internet. É um termo especialmente importante no mundo dos videojogos, porque todos os comandos que fazemos ‘in-game’ têm de ser enviados para um servidor, este tem de processar o pedido, e finalmente enviar a resposta. Esta “conversa” demora algum tempo, e é esse tempo que chamamos de ping, lag, ou latência. Normalmente, a latência é medida em ms (milissegundos), indicando assim o tempo que demora a troca de pacotes de dados entre o jogador e o servidor. Dito isto, menos de 100ms já é um número decente, menos de 50ms é bom, e 30 ou menos que isso é absolutamente incrível.
Em suma, jogadores com grandes níveis de latência, recebem as informações de posição, de disparo, etc… Com algum atraso, e por isso, estão a ver coisas no ecrã que essencialmente já não são verdade.
Como otimizar a latência?
O que interessa ter uma internet rápida, se depois tem uma latência horrível? Pois bem, da mesma maneira que pode medir a velocidade da sua internet, também pode medir o ‘ping’, normalmente através das mesmas ferramentas de medição, como é o caso do Speedtest.
Dito isto, a latência num certo jogo, pode não ser igual numa outra qualquer aplicação ou website. A latência pode diferir de aparelho para aparelho, e de servidor para servidor. Aliás, o “lag” até pode nem ser culpa do seu computador ou smartphone.
Dito isto, para tentar resolver situações mais irritantes no mundo da latência, há algumas coisas que pode fazer:
- Ligue um cabo! – O Wi-Fi é obviamente incrível, e tem estado a evoluir a um nível fantástico. Ainda assim, as ligações sem fios são mais suscetíveis a interferências, o que se pode notar em momentos críticos de um jogo ranked!
- Reinicie o Router – Você precisa de descanso e de limpar a cabeça, ou não? Pois bem, o seu router também. Reinicie a máquina para lhe limpar a memória, e os erros. Pode resolver.
- Restrinja o tráfego: Para manter os jogos rápidos e ágeis, é melhor não executar muitas outras aplicações em simultâneo. Se puder, desligue completamente os dispositivos desnecessários.
- Prioridades! – Os routers e redes modernos oferecem normalmente a possibilidade de dar prioridade ao tráfego com base nas aplicações. Para conseguir a latência mais baixa possível, esta funcionalidade pode ser utilizada para dar ao computador ou à consola de jogos uma ligação prioritária.
- Escolha o Servidor Correto – Muitos jogos permitem-lhe escolher entre vários servidores. Geralmente, deve selecionar o servidor mais próximo para manter o caminho de comunicação o mais curto possível.