O que é a bateria adaptativa no Android P? Saiba tudo!

Com o Android 9 Pie, a Google lançou novas funcionalidades, incluindo a Bateria Adaptativa. Esta funcionalidade nasceu graças à parceria entre o Android e a Deepmind. Esta novidade é essencialmente o próximo passo da Google, numa tentativa de economizar bateria no Android, permitindo que uma única carga dure ainda mais. A Google tem vindo há alguns anos a melhorar a vida útil da bateria no Android e já percorreu um longo caminho. Essencialmente, a Bateria Adaptativa aprende com os hábitos dos utilizador e faz ajustes em segundo plano para melhorar sua vida útil da bateria.

O Google está a utilizar a Inteligência Artificial para ficar a saber como utiliza o seu smartphone todos os dias e prolongar a vida útil da bateria. As formas de o fazer são várias. Pode colocar o seu smartphone num modo de standby profundo durante as partes do dia em que não utiliza o smartphone ou removendo da memória aplicações que não utiliza com frequência.

Vamos imaginar alguns cenários. Por exemplo, acorda todos os dias por volta das 7h da manhã e verifica os seus e-mails, Twitter, Facebook e outros, mas não toca novamente nele até à hora do almoço. Ora o Android vai aprender esta rotina e pode fechar posteriormente estas aplicações e evitar que eles estejam sempre a ser atualizados minuto sim, minuto não – o que vai economizar muita bateria. O Android sabe disso porque basicamente analisa tudo o que faz no seu smartphone e isto não é novidade. Sempre o fez.

É verdade que o seu smartphone vai levar algum tempo a aprender os seus hábitos de utilização. No entanto se utilizar o seu equipamento da mesma forma durante vários dias, pode poupar muita bateria com a Bateria Adaptativa.

Existe ainda outra vantagem que importa salientar. Ao otimiza aplicações que não utiliza o dia todo, então as apps que usa estarão prontas para serem lançadas assim que pegar no seu smartphone. Isto acontece porque elas são mantidas na memória e, embora muitos possam acreditar que isso diminui o desempenho de seu smartphone ou usa mais bateria, agiliza o acesso a essas apps. Resumindo, este é o segredo. Descobrir quais as aplicações que utiliza com frequência e mantê-las na memória.

Para quem acaba de instalar o Android 9 Pie no seu smartphone, o sistema de Bateria Adaptativa não revela logo grandes melhorias, porque necessita de aprender os seus hábitos em primeiro lugar. Este processo vai levar cerca de uma semana ou um pouco mais.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário