A grande primeira aposta da Apple nos processadores ARM para portáteis e desktops (Apple M1) impressionou em várias vertentes! Mas na performance gráfica? Não desiludiu, mas também não deixou ninguém boquiaberto. Algo que o novo Apple M1X ou M2 deverá resolver… Bem, ‘resolver’ é pouco, visto que alguns rumores apontam para uma performance muito similar à RTX 3070 mobile! Isto ao mesmo tempo que consome apenas uma fração da energia elétrica.
O próximo SoC da Apple vai igualar a RTX 3070 da NVIDIA!?
Portanto, enquanto o GPU do processador Apple M1 oferecia uma performance equivalente à velhinha GTX 1050 Ti. O que claro está, não era nada mau, visto que era capaz de chegar a estes níveis de performance computacional a consumir uma fração da eletricidade da placa da NVIDIA… O seu sucessor vai chegar a níveis de performance bastante mais interessantes! Com alguns leaks a mencionar níveis de performance muito similares à RTX 3070 que equipa vários portáteis gaming já lançados no mercado.
Assim, estamos a falar da implementação de um GPU com 32 núcleos, capaz de oferecer a performance da RTX 3070 de 93W, que podemos encontrar em vários portáteis do mercado. Isto com “apenas” 40W de TDP, ou seja, menos de metade comparativamente à solução da NVIDIA.
Entretanto, caso não saiba, à semelhança do M1, o novo M1X ou M2 também vai contar com duas versões. Com a ‘mais fraca’ a chegar ao mercado com ‘apenas’ 16 núcleos de GPU, sendo também capaz de impressionar, ao igualar a GTX 1650, com apenas 20W de TDP.
Claro que ainda é cedo para ter a certeza destes valores, e desta performance, mas uma coisa é certa, a Apple está pronta a apostar forte e feio nos seus processadores ARM. Oferecendo uma performance gráfica e computacional fora de série.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!