Inicio Hardware O novo Intel Core i9-10900F de 65W chega afinal aos 224W!

O novo Intel Core i9-10900F de 65W chega afinal aos 224W!

Ainda se lembra dos primeiros rumores a mencionar que a Intel tinha um problema sério na gestão de energia e cooling nos novos Core 10000? Pois… Parece que não era apenas rumores ou leaks sem fundamento! Os novos processadores Intel Core 10000 vão mesmo ser quentinhos e sedentos de energia.

Afinal de contas, já chegaram à Internet vários detalhes acerca da geração Intel ‘Comet Lake-S’, e pelos vistos, na gama mais alta onde podemos encontrar o Core i9-1900F com 10 núcleos, vamos também poder encontrar um CPU com um TDP oficial de 65W, mas que ainda assim é capaz de chegar a uns impressionantes 224W. E meus amigos, nem sequer estamos a falar da versão desbloqueada (10900K).



O novo Intel Core i9-10900F de 65W chega afinal aos 224W!

o novo intel core

Portanto, o Intel Core i9-10900F, que chega ao mercado com um TDP oficial de 65W, consegue chegar quase aos 225W em ‘Full Load’.

Ou seja, o processador de 10 núcleos e 20 threads com o iGPU desativado, produzido com o velhinho processo de 14nm, irá ser um autêntico comilão de energia, bem como um pesadelo dissipação de calor. Isto porque, apesar dos 65W serem verdade na frequência base de 2.8GHz, as coisas mudam substancialmente quando as frequência ‘Boost’ entram em cena.

Caso não saiba, o TDP de 65W é apenas o PL1, enquanto o TDP real (PL2) é bastante mais alto, aliás, o limite energético do PL1 é afinal de 170W, enquanto o PL2 eleva este limite para os 224W. Estamos basicamente a falar do triplo dos dados oficiais lançados pela Intel.

Aliás, para ter noção do que estamos aqui a dizer, o super Intel Core i9-9900KS com 8 núcleos e um ‘boost’ em todos os cores de 5GHz, apenas chega aos 170W. Entretanto, o AMD Ryzen 9 3950X chega aos 146W com os seus 16 núcleos e 32 threads.

Em suma, parece que a Intel atirou a eficiência pela janela, para conseguir chegar a novos níveis de performance!

O problema é que a temperatura também aumentou substancialmente em relação à geração passada, visto que este i9-10900F chega facilmente aos 93ºC em Full Load, ficando entre os 70 e 75ºC com um cooler AiO de 240mm. Também foram feitos testes com um AiO de 120mm (83ºC), bem como um dos melhores e mais caros coolers a ar (80ºC).

Assim, é fácil dizer que este processador nunca irá chegar ao seu novo ‘Boost’, denominado de Termal Velocity Boost, onde deveria alcançar os 4.6GHz em todos os núcleos. (É necessário estar abaixo dos 65ºC para este modo ser ativado)


O novo Intel Core i9-10900F de 65W chega afinal aos 224W! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Não compre o iPhone 11 agora! Os preços vão baixar

É bastante normal para as grandes fabricantes de smartphones reduzirem os preços das séries principais pouco antes da chegada de uma nova gama com...

MIUI 13: veja os smartphones Xiaomi que o vão receber!

Sempre que se fala de uma nova versão do MIUI, a Internet começa logo a ferver. Isto não é de estranhar. É que todos...

Se tem um smartphone Huawei vai mudar de sistema operativo!

Muito se tem falado da Huawei, do Android e de sistemas operativos adicionais. Algo que começou com a embirração de Trump face à gigante...

Motorola junta-se à Montblanc para um Razr 5G especial!

O Motorola Razr 5G foi anunciado na China há algumas semanas e no primeiro dia de venda esgotou em apenas dois minutos. Agora, a...

(Especial) Quanto custa um PC ao nível da PlayStation 5?

Quanto custa um PC ao nível da PlayStation 5? - A grande vantagem do mundo das consolas passa pelo facto de serem mais simples,...