O novo Intel Core i7-9700K não vai ter Hyper-Threading!


Por em

Apareceu na base de dados da SiSoft Sandra uma entrada bastante interessante que confirma algo que já tínhamos visto nos últimos dias, acerca do novo processador Intel Core i7-9700K.


  • Especificações do Intel Core i9-9900K, i7-9700K e i5-9600K! – Clique aqui

A Intel vai deixar de incluir Hyper-Threading nos seus processadores i7, a começar já na próxima geração! Vai ser agora uma funcionalidade limitada aos Intel Core i9, que vão entrar este verão no mercado de consumo pela mão do Intel Core i9-9900K!

Esta parece ser a nova estratégia da Intel! Mas primeiro vamos olhar para o ‘leak’ propriamente dito!

O processador Intel Core i7-9700K irá chegar ao mercado com 8 núcleos e 8 threads, o que em suma significa que não irá suportar ‘Hyper-Threading’! Em paralelo, também confirma que as variantes i5 vão contar com 6 núcleos e 6 threads.

Dito isto, o i7-9700K conseguiu uma pontuação de 157.24GOPs no benchmark, o que é um pouco abaixo do esperado…Visto que o atual topo de gama i7-8700K consegue cerca de 220GOPs.

  • No entanto pode não ser a versão final do chip, e por isso a performance pode aumentar significativamente na altura do lançamento.

Em suma, o que é mais importante neste ‘leak’, é a mudança de estratégia por parte da Intel! Com a introdução de uma nova gama de processadores, e com a intenção de migrar todos os entusiastas e jogadores para este segmento.

Os processadores Core i5 e Core i7 vão ser agora o segmento médio/médio-alto! Imediatamente abaixo do topo de gama Core i9-9900k. Além disso, é preciso ter em conta os motivos para esta decisão! É que a maioria das aplicações apenas consegue utilizar de forma eficiente 8 threads, mais do que isso entramos no mundo dos rendimentos decrescentes.

Por isso, o i9-9700K deverá ter um desempenho bastante parecido ao seu irmão com hyper-threading, em casos reais de uso.

Contudo, em rendering e workloads, o Core i9-9900K vai ser o rei da performance! Ultrapassando facilmente o i7-9700K nas mesmas frequências.

Para finalizar, ainda é muito cedo para perceber se esta decisão da Intel faz sentido… Até porque ainda não sabemos os preços destes novos processadores.

O que tem a dizer sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Afinal os rumores eram falsos e o Mi Max 3 Pro não vai existir!

Cool Play 7 lançado silenciosamente: Saiba tudo

Seguinte