Como deve saber, a Samsung foi fortemente criticada em 2020! Tudo devido ao uso do SoC Exynos 990 em vez do mais desejado Qualcomm Snapdragon 865. (Galaxy S20 e Note 20 Europeus).
Tudo porque o chip da gigante Norte Americana não só oferece mais performance, como também ajuda bastante a aumentar a autonomia do aparelho face às versões Europeias equipadas com o chip Exynos da própria Samsung.
Dito isto, como a Samsung não gosta muito de brincar com o seu domínio no mundo dos smartphones… Tudo indica que o próximo Exynos irá ser tudo menos um alvo de chacota! Aliás, é até bem provável que seja capaz de meter o novo Snapdragon 875 no bolso.
O novo chip Exynos vai ser melhor que o Snapdragon 875!
Portanto, existe uma chance real para que o Exynos 1000 consiga mesmo ser mais poderoso que o Snapdragon 875. Quem o diz é ‘Ice_Universe’ um dos ‘leakers’ mais famosos do mundo Samsung, que por sua vez avançou que o Exynos 1000 irá chegar ao mercado numa configuração de 1+3+4 núcleos. Ou seja, o novo processador da Samsung irá contar com um núcleo ‘Prime’, três núcleos de performance, e quatro núcleos focados na eficiência.
Dito tudo isto, a ARM revelou recentemente os seus novos designs de núcleo de CPU de alta performance no início deste ano, denominados de Cortex A-78. Um design que deverá trazer consigo um aumento de desempenho a rondar os 20% e ainda um aumento de eficiência a rondar os 50%.
Contudo, há mais informações interessantes… Ao fim ao cabo, a ARM também introduziu o X1, um núcleo focado apenas e só no desempenho!
Assim, o X1 deverá ser 21% mais rápido que o novo Cortex-A78 em cálculos inteiros, com um desempenho de pico de 30% quando comparado ao Cortex-A77. Além disto, também traz melhorias na aprendizagem máquina, bem como alguns outros extras. Contudo, o núcleo X1 é definitivamente maior e consome mais energia do que o A-78! O que para muitos especialistas significa que é algo que apenas iremos encontrar no mercado mais à frente.
Ainda assim, a configuração 1 + 3 + 4 começa a fazer sentido se o Exynos 1000 trouxesse o núcleo X1. Afinal de contas, este núcleo poderia lidar com as tarefas que exigem o desempenho máximo. Com três núcleos Cortex A-78 para as tarefas normais do dia-a-dia. E quatro núcleos Cortex-A55 para tarefas que não requerem muita energia.
Em suma, em teoria, isto pode ajudar o Exynos 1000 a se equiparar ao Snapdragon 875 ou até mesmo ultrapassá-lo.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!