O iPhone está nos 5nm, mas a procura pelo processo de 28nm disparou!

Como deve saber, a TSMC está a fazer um sucesso tremendo no mundo tecnológico, especialmente com o seu processo de 7nm, e mais recentemente com o seu processo de 5nm que já deu origem ao SoC que dá vida aos novos iPhone 12 e também irá dar origem ao próximo SoC topo de gama da Qualcomm.

No entanto, de forma bem curiosa, com a guerra comercial entre os Estados Unidos e China a aumentar de tom a cada mês que passa. Temos agora várias empresas (especialmente Chinesas) à procura de processos de produção que basicamente escapem pelos pingos da chuva… Ou seja, que não utilizem tecnologia Norte-Americana. O que aparentemente significa ir à TSMC à procura do velhinho processo de 28nm.



O iPhone já anda nos 5nm, mas a procura pelo processo de 28nm disparou!

7nm, tsmc

Portanto, a TSMC teve um aumento inesperado na procura pelo seu processo de 28nm nas últimas semanas. Afinal, parece que a procura até ultrapassa a oferta, visto que o processo irá ficar completamente ‘taped out’ até ao fim do quarto trimestre do ano.

Como é óbvio, este aumento deve-se na sua maioria à renovada procura por clientes Chineses que se viram obrigados a mudar os seus processos de produção. No entanto, de forma bem curiosa, a Qualcomm também parece estar no meio deste lote de novos clientes.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.


iPhone 12 Pro bateu o Note 20 Ultra com metade da memória RAM!

O iPhone 12 chegou há muito pouco tempo ao mercado, por isso, está na hora de meter o melhor que a Samsung tem para oferecer contra o melhor que a sua história rival acabou de lançar. Ou seja, um speed test com o iPhone 12 Pro contra o Note 20 Ultra!

Dito isto, caso não saiba, foi a Samsung a ganhar a corrida contra o iPhone 11 Pro Max, com o Note 20 Ultra a parecer conseguir reter alguma vantagem graças à sua grande vantagem na quantidade de memória RAM disponível (12GB vs 4GB). No entanto, parece que a coisa acabou por não se repetir com o iPhone 12 Pro que já conta com 6GB de memória RAM.

Leia o resto do artigo aqui.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!