O Hardware está extremamente caro em 2021! Porquê?

Como deve saber, montar um PC nesta altura é uma tarefa quase digna de um qualquer filme baseado na saga “Missão Impossível“. Especialmente se quiser uma placa gráfica poderosa, visto que estas são raras, e aparentemente, mais caras que pedras preciosas como o diamante.

Mas porquê? Porque razão está tudo tão caro no mundo dos componentes para PC?



O Hardware está extremamente caro em 2021! Porquê?

hardware caro 2021

Portanto, o PC Gaming está de volta, muito graças ao impacto da pandemia de COVID-19 nas nossas vidas, que remeteu muito boa gente para casa. O que claro está, trouxe uma nova necessidade de performance para o tradicional PC Desktop, e além disso, também trouxe mais tempo para cima da mesa para os gamers que passavam mais tempo no caminho casa-trabalho e trabalho-casa do que sentado à frente do monitor a jogar Call of Duty ou League of Legends.

Afinal de contas, basta olhar para os números da Steam e da Epic Games Store, para perceber que 2020 foi um ano dourado para o PC Gaming. No entanto, nem tudo foi bom… Afinal de contas, estamos neste momento a passar por uma outra época de loucura, no que às placas gráficas diz respeito.

Mas porquê? Qual é a razão para não existirem placas gráficas nas prateleiras?

É que neste momento, já não são apenas as RTX 30 e RX 6000 a desaparecer! Até as placas da geração passada desapareceram, ou encareceram estupidamente. Aliás, experimente ir dar uma volta pelo OLX ou Facebook Marketplace para perceber o que está a acontecer.

Afinal de contas, a coisa está tão grave, que a NVIDIA foi obrigada a se refugiar na produção da GTX 1050 Ti de 2016, de forma a oferecer uma alternativa aos gamers que simplesmente não têm placas no mercado para escolher.

Era esperada esta loucura na altura do lançamento? Não!

Inicialmente, a NVIDIA impressionou tudo e todos com a performance das novas placas. Especialmente a RTX 3070 que por sua vez é capaz oferecer um nível de performance muito similar à RTX 2080 Ti, uma placa que reinou o mercado gráfico com um punho de ferro durante mais de 2 anos.

Contudo, todo este problema não se deve apenas a uma forte procura. Mas sim a um conjunto de vários fatores. Ora leia:

  1. Produção limitada pelo impacto do COVID-19.
  2. NVIDIA mudou para as linhas da Samsung, que precisou (e continua a precisar) de algum tempo para atingir bons níveis de yields. (Taxas de defeitos ainda muito alta!).
  3. Quebra no fornecimento de matérias primas para a produção de semicondutores. (Afeta a Samsung mas também a TSMC)
  4. Tarifas impostas pelo Governo Norte Americano (+25% de aumento no valor das placas).
  5. Adiamentos e dificuldades nas rotas de distribuição, o que acabou por encarecer o produto para o consumidor final.
  6. A moeda virtual Bitcoin EXPLODIU! (Regresso do mining!)

As coisas vão melhorar em 2021?

Provavelmente sim, mas nesta altura do campeonato, não meto as mãos no fogo pela indústria.

hardware caro 2021

Acredito que se por ventura a Bitcoin começar a perder valor, a loucura que tem assolado o mercado perca um bocadinho do seu “fogo”. No entanto, com gigantes como a Tesla, Apple e MasterCard a apoiar as criptomoedas, é provável que esse ‘crash’ não esteja para breve.

Além disso, com a escassez de vacinas, não é esperado que o COVID-19 traga tréguas às linhas de distribuição e de produção de componentes. 

Em paralelo, responsáveis da AMD já vieram a público afirmar que só esperam melhorias na segunda metade do ano, muito provavelmente na altura do lançamento do refresh da atual gama de placas gráficas. Ah… E estas afirmações foram preferidas antes do aumento da Bitcoin.

Por isso, sim, talvez as coisas melhorem, mas pessoalmente, sugiro não ter muita esperança nesse acontecimento.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub