Anuncia na Leak comercial@leak.pt
AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

O Hardware está extremamente caro em 2021! Porquê?

por Nuno Miguel Oliveira
22 de Fevereiro, 2021
em Sem categoria
Tempo de leitura: 3 minutos de leitura
0
PC Gaming
Seguir no Discover Adicionar como fonte preferida

Como deve saber, montar um PC nesta altura é uma tarefa quase digna de um qualquer filme baseado na saga “Missão Impossível“. Especialmente se quiser uma placa gráfica poderosa, visto que estas são raras, e aparentemente, mais caras que pedras preciosas como o diamante.

Mas porquê? Porque razão está tudo tão caro no mundo dos componentes para PC?


  • (Especial) O que acontece quando apaga um ficheiro? É curioso!

O Hardware está extremamente caro em 2021! Porquê?

pc

Portanto, o PC Gaming está de volta, muito graças ao impacto da pandemia de COVID-19 nas nossas vidas, que remeteu muito boa gente para casa. O que claro está, trouxe uma nova necessidade de performance para o tradicional PC Desktop, e além disso, também trouxe mais tempo para cima da mesa para os gamers que passavam mais tempo no caminho casa-trabalho e trabalho-casa do que sentado à frente do monitor a jogar Call of Duty ou League of Legends.

Afinal de contas, basta olhar para os números da Steam e da Epic Games Store, para perceber que 2020 foi um ano dourado para o PC Gaming. No entanto, nem tudo foi bom… Afinal de contas, estamos neste momento a passar por uma outra época de loucura, no que às placas gráficas diz respeito.

Mas porquê? Qual é a razão para não existirem placas gráficas nas prateleiras?

É que neste momento, já não são apenas as RTX 30 e RX 6000 a desaparecer! Até as placas da geração passada desapareceram, ou encareceram estupidamente. Aliás, experimente ir dar uma volta pelo OLX ou Facebook Marketplace para perceber o que está a acontecer.

Afinal de contas, a coisa está tão grave, que a NVIDIA foi obrigada a se refugiar na produção da GTX 1050 Ti de 2016, de forma a oferecer uma alternativa aos gamers que simplesmente não têm placas no mercado para escolher.

Era esperada esta loucura na altura do lançamento? Não!

Inicialmente, a NVIDIA impressionou tudo e todos com a performance das novas placas. Especialmente a RTX 3070 que por sua vez é capaz oferecer um nível de performance muito similar à RTX 2080 Ti, uma placa que reinou o mercado gráfico com um punho de ferro durante mais de 2 anos.

Contudo, todo este problema não se deve apenas a uma forte procura. Mas sim a um conjunto de vários fatores. Ora leia:

  1. Produção limitada pelo impacto do COVID-19.
  2. NVIDIA mudou para as linhas da Samsung, que precisou (e continua a precisar) de algum tempo para atingir bons níveis de yields. (Taxas de defeitos ainda muito alta!).
  3. Quebra no fornecimento de matérias primas para a produção de semicondutores. (Afeta a Samsung mas também a TSMC)
  4. Tarifas impostas pelo Governo Norte Americano (+25% de aumento no valor das placas).
  5. Adiamentos e dificuldades nas rotas de distribuição, o que acabou por encarecer o produto para o consumidor final.
  6. A moeda virtual Bitcoin EXPLODIU! (Regresso do mining!)

As coisas vão melhorar em 2021?

Provavelmente sim, mas nesta altura do campeonato, não meto as mãos no fogo pela indústria.

Acredito que se por ventura a Bitcoin começar a perder valor, a loucura que tem assolado o mercado perca um bocadinho do seu “fogo”. No entanto, com gigantes como a Tesla, Apple e MasterCard a apoiar as criptomoedas, é provável que esse ‘crash’ não esteja para breve.

Além disso, com a escassez de vacinas, não é esperado que o COVID-19 traga tréguas às linhas de distribuição e de produção de componentes. 

Em paralelo, responsáveis da AMD já vieram a público afirmar que só esperam melhorias na segunda metade do ano, muito provavelmente na altura do lançamento do refresh da atual gama de placas gráficas. Ah… E estas afirmações foram preferidas antes do aumento da Bitcoin.

Por isso, sim, talvez as coisas melhorem, mas pessoalmente, sugiro não ter muita esperança nesse acontecimento.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Subscrever newsletter Recebe os melhores artigos da Leak no teu email
Partilhar234EnviarPartilhar41PartilharSummarize
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

Action: transforma a tua casa numa discoteca por menos de 6 Euros!

Action: o mini-aspirador sem fios de 7 euros que tens de ter no teu carro

por Ana Oliveira
8 horas atrás

Manter o interior do automóvel impecavelmente limpo pode ser um verdadeiro desafio. Isto especialmente quando as migalhas e o pó se acumulam naqueles espaços minúsculos e praticamente impossíveis...

Samsung Health recebe finalmente a renovação que toda a gente esperava

por Bruno Fonseca
8 horas atrás

A grande atualização da Samsung Health já chegou. Depois de semanas de antecipação e de um atraso pelo meio, a app de saúde da Samsung apresenta-se com um...

O problema do iPhone 18 é… Vale mesmo a pena?

por Nuno Miguel Oliveira
11 horas atrás

Caso não saibas, é mesmo muito provável que o iPhone 18 seja uma cópia do atual iPhone 17, com algumas mudanças ligeiras e, claro, mais 4GB de memória...

iPhone, Apple

iPhone 18? Esquece o smartphone em 2026!

por Nuno Miguel Oliveira
12 horas atrás

Acabou-se a tradição! A Apple vai mesmo separar os lançamentos, e como tal, o iPhone 18 só chega em 2027! Sim, ele vai existir. Porém, vai chegar mais...

Deixar comentário
  • Sobre
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Contactos
Anuncia na Leak
comercial@leak.pt

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Adicionar como fonte preferida
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções

Leak@2026 - Todos os direitos reservados