NVIDIA vai atacar a AMD com tudo! Novas RTX 30 a caminho!

A NVIDIA anunciou as suas novas placas gráficas RTX 30 no passado dia 1 de setembro, ou seja, há pouco mais de uma semana. Ainda assim, de forma a ‘matar’ a sua rival AMD que anda com desejos de fazer à NVIDIA exatamente o que fez à Intel no mercado de processadores, a gigante das placas gráficas tem uma arma secreta escondida… Bem, na verdade, até são várias armas secretas.



NVIDIA vai atacar a AMD com tudo! Novas RTX 30 a caminho!

aorus oled, rtx 30, gigabyte

Portanto, apesar do lançamento das RTX 30 no dia 1, e do facto de até a placa mais barata (RTX 30) ter arruinado completamente o mercado de placas gráficas, causando uma desvalorização nunca antes vista… Parece que a NVIDIA tem mais placas prontas para o ‘showtime’! Placas gráficas ainda mais poderosas que estas agora apresentadas.

Afinal de contas, além de uma RTX 3060 capaz de impressionar a gama média, também temos agora alguns detalhes acerca de alegadas versões ‘com mais sumo’ das RTX 3070 e RTX 3080. Para quê tanta placa? Bem… Tudo indica que o medo da AMD é mesmo real!

Como deve imaginar, não faz grande sentido para a NVIDIA, que anda a reinar no mundo gráfico há 10 anos, lançar uma RTX 3070 capaz de meter no bolso a RTX 2080 Ti no bolso… Uma placa a custar menos de metade do preço da sua antiga topo de gama. Isto foi uma simples jogada de força, para arruinar todos os planos da AMD para 2020.

Dito tudo isto, ainda se lembra de todos os ‘leaks’ e rumores de placas RTX 30 com 11, 12, 20 e 22GB de memória VRAM? Pois bem, essas placas vão mesmo eventualmente chegar ao mercado, dependendo daquilo que a AMD fizer nas próximas semanas.

Então, o que vai acontecer a seguir?

As novas placas da AMD ainda são uma completa incógnita para a NVIDIA. Mas uma coisa é certa, a rainha do mercado gráfico ficou um pouco incomodada com a performance que a AMD foi capaz de oferecer às consolas de nova geração com a nova arquitetura RDNA2. Ao fim ao cabo, o SoC de uma consola é sempre um chip focado no desempenho-preço, sendo também inegavelmente limitado pelo espaço, consumo e dissipação de calor da consola.

Por isso, em boa verdade, só Deus sabe o que uma placa gráfica dedicada RDNA 2 é capaz de oferecer no mundo real.

Assim, tudo indica que a nova RTX 3060 irá contar com especificações muito acima do esperado para a gama, de forma a deixar todos os flancos cobertos. Além disso, também existe espaço para lançar uma RTX 3060 Ti, uma RTX 3070 Ti, uma RTX 3080 Ti, e ainda outras placas Super. Em suma, a NVIDIA não está mesmo a brincar neste mercado.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

1 COMENTÁRIO

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

NVIDIA RTX 40 – 5nm, 80 TFLOPs, memória GDDR6X, etc…

A NVIDIA já está a preparar a sua nova gama de placas gráficas, com tudo já calendarizado para um lançamento na segunda metade de...

Intel apostou nos 6nm da TSMC para a suas placas gráficas

Como deve saber, a Intel está prestes a fazer uma forte aposta no mundo das placas gráficas. Curiosamente, numa altura bastante interessante, visto que...

Sabe quem vai começar a produzir vacinas? A Samsung!

Ao que tudo indica, na luta contra a COVID-19, até as grandes empresas tecnológicas querem meter o bedelho! Como é o caso da gigantesca...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!