A NVIDIA não está minimamente preocupada com a gama mais alta do mundo das placas gráficas, sendo exatamente por isso que desistiu do desenvolvimento e posterior lançamento de uma RTX 4090 Ti, isto mesmo com aparente ameaça de lançamento de uma Radeon RX 7950 XTX prestes a acontecer por parte da sua rival direta.
A RTX 4090 já não se vende como antigamente, por isso, como a RTX 4090 Ti ia ser uma placa poderosa, mas extremamente complexa de produzir, a NVIDIA decidiu apostar na melhoria da sua gama média, muito provavelmente com placas gráficas ‘Super’, isto enquanto se foca naquilo que vem a seguir.
NVIDIA sem medo da AMD e já só pensa em 2025
Portanto, como deve saber, a NVIDIA já tem uma RTX 4090 Ti desenvolvida há vários meses. Aliás, desde o lançamento das primeiras RTX 40 que temos tido acesso a ‘leaks’ da placa mais poderosa desta gama, com um cooler gigante, e uma capacidade de derreter fontes de alimentação, tal é o seu requisito energético.
Mas… Não existe necessidade de a lançar! Mesmo com o perigo de uma nova gama de placas gráficas AMD renovada, com todos os defeitos tratados, a NVIDIA não vê qualquer perigo no lado da sua rival. Aliás, em várias gamas de preço, a AMD oferece alternativas bem mais competentes que a NVIDIA, mas a gigante verde das placas gráficas continua a ser a preferida dos jogadores.
Dito tudo isto, a NVIDIA está agora a preparar-se para lançar versões Super para as gamas 4070 e 4060 da sua linha RTX 40. A ideia é lançar versões mais poderosas das atuais Ti. Agora com o nome Super, e posteriormente equilibrar os preços das restantes versões já lançadas no mercado.
Isto deverá mudar um pouco o paradigma do mercado, e voltar a aumentar a procura.
Além destes lançamentos já referidos, é esperado que a AMD lance placas gráficas RX 7800 e RX 7700. O que também deverá arrebitar um pouco mais o mercado nestas gamas de preço.
Entretanto, enquanto a NVIDIA faz alguns toques na sua gama, e desiste de uma placa gráfica poderosa na geração RTX 40. Os desenvolvimentos para a gama RTX 50 já começaram. Ao que tudo indica, a placa gráfica topo de gama desta gama (RTX 5090?) vai dar uso a BUS de 512-bit. Bem como a memória GDDR7.
Porém, como já dissemos no passado, a NVIDIA não tem quaisquer planos de lançar esta nova gama antes de 2025.