Como é óbvio, ao longo do ciclo de vida de qualquer produto, a fabricante é obrigada a fazer mudanças na forma como o produz. Seja por escassez de um dado material, ou a possibilidade de tornar a produção um pouco mais simples e barata, é algo completamente normal, sendo um processo conhecido por “revisões”.
Dito isto, a PlayStation 5 já teve algumas revisões desde que foi lançada em 2020, com a passagem para um SoC de 6nm em vez do original de 7nm, uso de um sistema de refrigeração mais simples, menos pesado, e por isso obviamente mais barato, entre outras coisas.
Mas, ao que tudo indica, a mais recente revisão da PlayStation 5, que deverá dar vida à “PlayStation 5 Slim” diz adeus a um dos pontos críticos na altura da apresentação da consola. Será isso importante?
Nova PlayStation 5 disse adeus ao metal líquido!
Portanto, segundo o mesmo ‘leaker’ que tem sido capaz de meter toda a informação acerca da PlayStation 5 Portátil cá fora, incluindo imagens reais da consola. A Sony está mesmo pronta a lançar uma versão mais simples da PlayStation 5. Não vai ser uma PlayStation 5 Slim no verdadeiro sentido do nome. Porém, vai ser uma consola menos complexa, mais barata de produzir, tudo graças a algumas mudanças importantes no seu interior.
Algumas delas parecem ser a passagem para um SoC de 5nm, em vez do atual de 6nm. O que por sua vez já é uma mudança relativamente ao original de 7nm. Além disto, com o uso de um SoC de 5nm, a Sony também vai remover o incrível mas extremamente caro metal líquido do sistema de refrigeração.
Isto é mau?
Honestamente? Não!
Afinal, a PlayStation 5 é uma consola que tem de oferecer um nível de performance previamente estabelecido.
Assim, se a Sony é capaz de lançar uma consola revista, com o mesmo exato nível de performance. Possivelmente até mais fresca devido ao uso de um processador mais avançado. A remoção do metal líquido acaba por ser normal. Porque já não faz sentido fazer parte da construção da consola.
Em suma, o nível de performance é exatamente o mesmo! Como tal, para si, o jogador, é indiferente.
Porém, ver a implementação de um SoC de 5nm é… Estranho! Afinal, enquanto os 6nm são uma versão otimizada dos originalmente utilizados 7nm, o processo de 5nm já é algo extremamente diferente que obriga a muitas mudanças na placa lógica da consola.